Defesa Civil de Araquari inicia instalação de pluviômetros eletrônicos

Data de inclusão: 09/12/2014 13:44
A Defesa Civil de Araquari, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalou quatro pluviômetros automáticos em diferentes pontos da cidade para coletar dados sobre as chuvas. Os novos equipamentos foram entregues nesta terça-feira (9) pelo Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os pluviômetros foram instalados por dois militares do Exército Brasileiro destacados para esta função e estão localizados nos bairros Rainha (Escola Municipal João Agnelo Vieira), Porto Grande (CRAS Justina Cabral), Itinga (Escola Municipal Francisco Jablonski) e Centro (Prefeitura).

Segundo o diretor da Defesa Civil de Araquari, Marcus Vinicius de Souza Nogueira, os pluviômetros darão mais segurança às áreas consideradas como de risco. “Estes aparelhos formarão uma importante ferramenta para redução de desastres, facilitando o monitoramento e a previsão de situações críticas”, explica.

Os pluviômetros serão alimentados com energia solar e transmitirão os dados com tecnologia GSM 3G – a mesma utilizada em celulares. Todos os registros estarão disponíveis na internet para consulta pública através do link Disponibilização de Dados no site do Cemaden.

Defesa Civil de Araquari inicia instalação de pluviômetros eletrônicos
Rua Coronel Almeida, nº 60