Ano letivo inicia com formação de professores

12/02/2020 13:25

Na semana passada, nos dias 6 e 7 de fevereiro, a Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Educação, ofertou aos professores e equipes pedagógicas da rede municipal de ensino uma formação preparatória para o início do ano letivo. Os quase cinco mil alunos retornaram às 10 escolas e aos 19 Centros de Educação Infantil na segunda-feira, dia 10.

O primeiro dia de formação foi marcado por conversas com nutricionistas, membros do Conselho Tutelar e da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Além das palestras sobre Educação Ambiental (Prosul) e sobre Saúde na Escola com os coordenadores do PSE (Programa Saúde na Escola).

Já o segundo dia teve como foco o estudo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A formação foi dividida entre a Educação Infantil, que organizou atividades práticas com seus professores, e Ensino Fundamental, com a palestra do professor Valdir Nogueira, mestre e doutor em Educação, que abordou sobre a chegada da BNCC às escolas e o Novo Currículo de Ensino. Ao todo, cerca de 450 profissionais participaram das formações.

A secretária de Educação, Rose Cléia Farias Vigolo, explica que 2020 marca o ano de implantação da BNCC na rede municipal de ensino. "O ano de 2019 foi voltado ao estudo da BNCC com capacitações e formações, além disso, nos dedicamos à estruturação do Novo Currículo de Ensino, pautado na Base, com a participação dos profissionais da rede. E este ano de  2020 será marcado pela implementação da Base na escolas. Para isso acontecer, de forma a abranger toda a rede, daremos continuidade às formações para que professores estejam integrados ao Novo Curriculo do município."