Dia D de vacinação contra o sarampo é neste sábado, 30

Por Maiara Maduro
29/11/2019 08:26

Neste sábado, 30 de novembro, as seis salas de vacinação de Araquari estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. A ação faz parte da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que tem como público-alvo os adultos, com idade entre 20 e 29 anos. O objetivo da Vigilância Epidemiológica de Araquari é garantir imunização em 95% da população com essa faixa etária.

Lembrando que pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação precisa procurar uma unidade de saúde. No Dia D, além do público-alvo, todas as pessoas que precisam se vacinar podem procurar uma das seis unidades. E além da vacina contra o sarampo, será possível, também, atualizar a vacinação contra outras doenças.

Quem precisa se vacinar:
- bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero
- crianças com um ano: dose um
- crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:
- de 20 a 29 anos: duas doses
- de 30 a 49 anos: uma dose

Sarampo

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham sido vacinadas. A única forma de se prevenir é com a vacinação. Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados.

Confira os locais de vacinação em Araquari:
 
Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano - Centro
Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande 
Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
Unidade de Saúde Nicanor Corrente - Itinga I
Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II

Download das fotos em alta resolução
Carregando