Equipe da Fundema retorna à Barra do Itapocu para falar sobre a implantação do projeto de Melhoria Ambiental, no sábado (9)

Equipe estará no bairro sanando dúvidas dos moradores com relação aos sistemas de tratamento de efluentes
Por Jaqueline Ronsani
05/11/2019 13:06

Com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental da Barra do Itapocu, principalmente da Lagoa da Cruz e do Rio Itapocu, a equipe da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari (Fundema) fará plantão no sábado, 9 de novembro, das 8h ao meio-dia para sanar as dúvidas da comunidade com relação ao projeto que visa iniciar uma ação de conscientização sobre a importância da instalação de sistemas de tratamentos de esgoto adequados.

Essa é a segunda vez que a equipe realiza a ação no bairro. Este ano, os funcionários da Fundema também estiveram na região no mês de setembro.  

“Nossa equipe estará na sede da Associação de Moradores para tirar as dúvidas da comunidade e orientar os moradores da Barra do Itapocu quanto à importância de adequarem seus sistemas de tratamento de efluentes para evitar a poluição da lagoa e do rio. Uma preocupação que não é unicamente nossa enquanto instituição ambiental, mas dos próprios moradores do local”, comenta o presidente, Adriano Silvano. 

Segundo a gerente técnica de gestão ambiental da Fundema, Mayara Pereira Silva, a Lagoa da Cruz e o Rio Itapocu são atingidos diariamente pelo esgoto lançado de forma irregular, gerando grande poluição ao meio ambiente. “Todas as edificações no município de Araquari devem dispor de sistema de tratamento de esgoto próprio para cada imóvel, instalado de acordo com as Normas NBR's n° 7229/1993 e 13.969/1997. É a única forma de garantirmos a qualidade ambiental, principalmente de nossos rios e lagos, e estaremos essa semana orientando a comunidade da Barra. Contudo, quem ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com a Fundema”, diz. 

Os moradores passarão a ter um prazo de 90 dias para a instalação de um sistema adequado. Para apresentação da adequação, instalação ou comprovação do sistema é preciso apresentar junto à FUNDEMA: cópia do CPF ou RG; comprovante de residência; comprovante de adequação, instalação ou comprovação do sistema (registro fotográfico); caso não consiga realizar as devidas adequações ou instalação, o morador deve apresentar comprovante de beneficiário de programa socioeconômico do governo.

Confira a cartilha com orientações de tratamento adequado de esgoto disponibilizada pela Fundema. 

O quê: Melhoria Ambiental da Barra do Itapocu (2ª ação)
Quando: 9 de novembro | das 8h às 12h
Onde: Associação de Moradores da Barra do Itapocu – Rua Tainha Azul

Contatos da Fundema: (47) 3434 0466
Email: fundema@araquari.sc.gov.br
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando