CEI Marise Travasso encerra projeto com piquenique saudável

05/11/2019 08:38

As crianças do berçário 2 do Centro de Educação Infantil Professora Marise Travasso, no Itinga, encerraram o projeto  "Canteiros do Conhecimento, Sementes que se Põe à Mesa" com um delicioso e saudável piquenique  junto de seus pais. Foi um momento onde os professores puderam explicar aos familiares como foi todo o processo de desenvolvimento do projeto e como surgiu a ideia. O evento aconteceu na sexta-feira, 25 de outubro.

A professora Taís Cristina Aleixo de Toledo, idealizadora do projeto ao lado de mais duas educadoras Darlene Rocha Farias Calistro e Márcia Ribeiro de Araujo, explica que foi a ideia surgiu a partir da curiosidade das crianças. Segundo ela, os pequenos se debruçavam na janela para observar o espaço onde havia uma horta. Então, foram levados a conhecer e explorar o espaço.

Para ponto de partida da prática pedagógica, os professores incentivaram as crianças a plantar sementes de girassol para presentear as mães e depois de germinados trouxeram para a escola para plantar na floreira em frente à sala de aula.

“Além do manuseio com a terra e o incentivo ao plantio, também exploramos o campo artístico apresentando a eles a obra de ’12 Girassóis na Jarra’, de Van Gogh. Foi maravilhoso, pois com tintas a base de açafrão e argila, as crianças pintaram os seus girassóis”, disse Taís.

Já a professora Darlene lembra que na parte da alimentação saudável, os pequeninos participaram na confecção de bolachas de sementes de girassol. O projeto envolveu toda a escola e foi muito bem recebido pelos pais que colaboraram com todos os materiais necessários para a execução da prática.

A diretora Mariana Paulino ressalta a importância do projeto não somente para as crianças, mas para todas as famílias que participaram. Ela conta também que o projeto irá representar Araquari no Seminário Internacional de Ecoformação, que será realizado em Massaranduba, no dia 27 de novembro.

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando