Educação trabalha na reformulação do currículo da rede municipal

Por Maiara Maduro
08/10/2019 09:56

Desde o início de agosto, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo encontros dedicados à discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cerca de 120 professores convidados foram nomeados “Embaixadores do Currículo” que, junto da equipe de coordenadores, têm o objetivo de reformular a proposta curricular da rede municipal de ensino alinhada à BNCC.

Os encontros foram divididos em Educação Infantil, Séries Iniciais, Arte, Educação Física, Ciranda da Leitura e Inglês, onde são discutidos e analisados os documentos norteadores da educação para a criação de uma nova proposta curricular. O prazo para finalização e encaminhando para aprovação dos Conselhos Municipal e Estadual de Educação, respectivamente, é 15 de novembro.

A professora Marilucia Izabel da Silva, representante do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, ressalta a importância do professor fazer parte dessa reconstrução curricular. “São os professores que estão em sala, são as peças fundamentais para o acontecimento do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.”

A coordenadora de Séries Iniciais, Lúcia Steinheusen, explica que Araquari está vivendo um momento impar na área da Educação, onde os professores e coordenação estão envolvidos na reformulação do currículo, construindo a nova prática educacional.

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro de 2017 e de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, ela deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

O documento é responsável por estabelecer conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.