3ª Feira da Agricultura Familiar e Artesanato acontece na quarta-feira (14)

Por Jaqueline Ronsani
08/08/2019 12:00

A 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Araquari (Fafarta) já tem data marcada e vai acontecer na quarta-feira, 14 de agosto. O evento é realizado dentro do Campus do Instituto Federal Catarinense de Araquari (IFC), porém é aberto ao público. 

Quem quiser prestigiar a feira vai encontrar produtos variados de artesanato como brinquedos e utensílios de madeira, peças de roupas em crochê, panos de prato e tapetes decoradores e também, produtos da agricultura familiar como verduras e hortaliças, pães, cucas, chineques e doces diversos.  

A feira será das 8h30 às 14h e tem o objetivo de incentivar a prática da economia solidária no município. O evento é realizado em uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense de Araquari (IFC), e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Fundação Municipal de Cultura. 

A Fafarta faz parte de um projeto de extensão do IFC, mas foi também uma oportunidade para os produtores e artesãos do município mostrar seu trabalho para quem transita na unidade de educação ou mesmo pela rodovia Br 280. 

Araquari possui mais de 20 artesãos cadastrados na Fundação Municipal de Cultura, que atuam em diversas modalidades de trabalhos artesanais. E ainda têm mais de 420 produtores ativos, cadastrados na Secretaria de Agricultura e Pesca, onde muitos fazem parte do programa da agricultura familiar. 

Além da Fafarta, a Prefeitura, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Secretaria de Agricultura e Pesca realiza a “Feirinha da Praça”. A feira acontece uma vez por mês, no Calçadão Dr. Senador Lúcio Corrêa, no Centro da cidade e também tem por objetivo valorizar os produtores e artesãos de Araquari, que passam a ter um espaço na cidade para comercializar seus produtos.

Atualmente, Araquari absorve 100% dos produtos de hortifruti, oriundos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2018, a agricultura teve mais uma conquista, a formação da Cooperativa da Agricultura Familiar de Araquari, que hoje  é composta por 32 produtores que comercializam hortaliças, bananas, biscoitos, cucas, sucos naturais, caldo de cana, coxinha com massa de aipim, aipim, feijão, conservas e muitos outros produtos que também vão estar disponíveis na 3ª Fafarta.

O quê: FAFARTA – Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Araquari
Quando: 14 de agosto | das 8h30 às 14h
Onde: IFC de Araquari | Rodovia BR 280, km 27 – Colégio Agrícola.
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando