Fafarta é um sucesso e produtores definem data da 2ª edição 

Evento acontece 5 de julho, no IFC de Araquari
Por Jaqueline Ronsani
19/06/2019 11:33

A 1ª Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Araquari (Fafarta), realizada no campus do Instituto Federal Catarinense da cidade (IFC), contou a participação assídua dos alunos que se aproximavam das barracas dos produtores e artesãos, com curiosidade. E o retorno tão positivo para os produtores e artesão que eles decidiram continuar com o evento e já marcaram a data da 2ª edição: 5 de julho.  

A feira será das 8h30 às 14h, e acontece com o objetivo de incentivar a prática da economia solidária no município. O evento é realizado em uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense de Araquari (IFC), e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Fundação Municipal de Cultura. 

A Fafarta faz parte de um projeto de extensão do IFC, mas, foi também uma oportunidade para os produtores e artesãos do município mostrar seu trabalho para quem transita na unidade de educação. É uma forma de mostrar que Araquari têm um grupo forte de artesãos e produtores. 

E para quem participou com as vendas de seus produtos, na 1ª edição, o resultado foi motivador. “Estava muito bom. A gente estava achando maravilhoso estar aqui. Comprar, vender, conversar com o público. Foi uma experiência bem bacana”, conta Jussara Krehnke. Ela e a família venderam produtos artesanais de panificação, como cucas de banana, nega maluca de biomassa e a receita original, além de chineques, que não duraram muito tempo na barraca. “Nós vendemos todos os chineques e estamos bem felizes”. 

Araquari possui mais de 20 artesãos cadastrados na Fundação Municipal de Cultura, que atuam em diversas modalidades de trabalhos artesanais. E ainda têm mais de 420 produtores ativos cadastrados na Secretaria de Agricultura e Pesca, onde muitos fazem parte do programa da agricultura familiar. 

Além da Fafarta, a Prefeitura, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Secretaria de Agricultura e Pesca realiza ainda a “Feirinha da Praça”. A feira acontece uma vez por mês, no Calçadão Dr. Senador Lúcio Corrêa, no Centro da cidade e também tem por objetivo valorizar os produtores e artesãos de Araquari, que passam a ter um espaço na cidade para comercializar seus produtos.

Atualmente, Araquari absorve 100% dos produtos de hortifruti, oriundos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2018, a agricultura teve mais uma conquista, a formação da Cooperativa da Agricultura Familiar de Araquari, que hoje  é composta por 32 produtores que comercializam hortaliças, bananas, biscoitos, cucas, sucos naturais, caldo de cana, coxinha com massa de aipim, aipim, feijão, conservas e muitos outros produtos que estavam disponíveis na 1ª Fafarta e devem retornar na próxima edição.

O quê: FAFARTA – Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Araquari
Quando: 5 de julho | das 8h30 às 14h
Onde: IFC de Araquari | Rodovia BR 280, km 27 – Colégio Agrícola. 

Download das fotos em alta resolução
Carregando