Profissionais da Educação Infantil passam por capacitação

Por Maiara Maduro
14/05/2019 10:31

Em um ambiente decorado com trabalhos produzidos em sala de aula, os mais de 300 professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino foram recepcionados para participar de uma intensa semana de capacitação. O encontro, realizado nos dias 6 a 10 de maio, no Auditório Marli Maria de Souza, anexo a Prefeitura de Araquari, teve como objetivo oportunizar os educadores a ter um momento de estudo, em especial, sobre as normas  das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na formação foram abordados temas como planejamentos, registros e avaliações contemplados na DCNEI e na BNCC. A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Sprotte, explica que essas novas diretrizes colocam a criança “no centro do processo de aprendizagem”.

“A criança é vista como protagonista e o professor como mediador. Pois é preciso criar oportunidades para a criança, no processo de elaborar sentidos pessoais e de se apropriar de elementos significativos de sua cultura”, comenta a educadora.

Os diretores dos 19 Centros de Educação Infantil (CEIs) e os especialistas do ensino fundamental também participaram do evento. Para a secretária de Educação, Rose Cléia Farias Vigolo, o curso foi uma etapa do processo de qualificação dos professores, que segue com desempenho nas salas de aula. “Em todo o país, as crianças da Educação Infantil estão vivendo um novo olhar. Desde 2017, quando a BNCC foi aprovada, estamos fazendo estudos para construir o nosso currículo, que deve ficar pronto até o final desse ano”, completa.

 

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando