Inscrições para a prova do Encceja começam segunda-feira, 20

Por Maiara Maduro
13/05/2019 08:02

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital com as regras do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. As inscrições iniciam dia 20 e seguem até 31 de maio. Em Araquari, na sede da Secretaria de Educação, nas escolas municipais e na Subprefeitura do Itapocu, servidores irão auxiliar os interessados no processo de inscrição, que é online e gratuita. Os documentos necessários são: CPF, documento de identidade e um e-mail válido. 

Na prática, a prova, que será realizada dia 25 de agosto, serve para garantir a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Já para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é 18 anos. 

A prova é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Para o ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação. O local de aplicação da prova é informado no momento da inscrição.

Principais datas do Encceja 2019:

20 a 31 de maio: inscrições e solicitação de atendimento especializado
25 de agosto: aplicação do exame

Mais informações: 3447-7758 (Secretaria de Educação).
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando