Participação da comunidade e homenagens marcam inaugurações de três novos espaços de ensino

Por Maiara Maduro
26/04/2019 10:24

A Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou três novos espaços de ensino no município, todos no bairro Itinga. Na quarta-feira, 24, o novo Centro de Educação Infantil Branca de Neve foi inaugurado. E na quinta-feira, 25, a ampliação da Escola Municipal São Benedito e a Escola de Jovens e Adultos Professora Norma Moreira Scheuermann foram entregues a comunidade.

O CEI Branca de Neve, localizado no loteamento Santa Mônica, é a primeira creche do município a atender, exclusivamente, alunos de 4 anos em período integral. Atualmente são 45 crianças, mas o atendimento será ampliado para 200 - quando as turmas do CEI Heley de Abreu Silva Batista, que atualmente dividem o mesmo espaço, voltarem para o prédio que passa por reforma.

Na cerimônia, a mãe de uma das alunas, Michele Karina Haas, falou em nome dos pais e agradeceu pela iniciativa da Prefeitura. “Quando deixo minha filha aqui, eu fico tranquila porque sei que ela será bem cuidada.”

O segundo evento aconteceu na Escola Municipal São Benedito, localizada no loteamento com o mesmo nome, no bairro Itinga. A inauguração das obras de ampliação - duas salas de aula e um depósito, totalizando pouco mais de 180 metros quadrados - contou com a presença dos pais e autoridades.

O investimento na obra foi de R$ 180 mil, de recursos próprios. Na prática, 100 novos alunos foram atendidos e beneficiados com a ação. Atualmente a escola atende pouco mais de 550 estudantes, divididos nas turmas de pré-escola ao 3º ano do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino.

Ensino de Jovens e Adultos

Anexa a Escola Municipal Higino Aguiar, no Itinga, Araquari inaugurou a primeira unidade de ensino de jovens e adultos do município. A cerimônia foi marcada por uma homenagem à professora Norma Moreira Scheuermann, que atuou na unidade.

Professora por 38 anos, Norma faleceu aos 57, em 2010. Mãe de Klaus e Karina, fruto do casamento de 34 anos com Ademir Scheuermann. Durante sua fala, ele se lembrou do carinho que Norma tinha com o ensino, em especial pela alfabetização.

A Escola de Jovens e Adultos Professora Norma Moreira Scheuermann atende 140 alunos, divididos em quatro turmas: três de 6º ao 9º ano, uma turma de 1º ao 5º ano e uma turma de ensino médio. Sirlene Retzlaff Signorati é uma delas. Aos 42 anos e mãe de quatro filhos, ela contou ao público que prestigiava a cerimônia de inauguração sobre a felicidade de voltar às salas de aula. “No dia em que eu fiz a matrícula, cheguei em casa e falei para os meus filhos: agora eu sou uma aluna”, contou emocionada.

Além desta escola, Araquari têm turmas do EJA em outras unidades escolares nos bairros Rainha, Centro e Porto Grande, totalizando 380 alunos na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos no Município.

“Oferecer essa modalidade de ensino aos moradores de Araquari faz parte do objetivo de atingir a meta de zerar a taxa de analfabetismo no município e proporcionar a população que não concluiu os estudos o acesso e oportunidade de retorno a sala de aula”, comentou a secretária de Educação, Rose Cléia Farias Vigolo.

Os eventos fecharam o mês de comemoração ao aniversário de 143 anos de Araquari, celebrado no último dia 5. Para o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, investir em educação significa acreditar que ela é o principal transformador da sociedade. “É muito gratificante inaugurar um novo CEI, novas salas de aula e, também, inaugurar uma escola que se dedica a ensinar adultos que tem o sonho de concluir os estudos. É para isso que trabalhamos, para oferecer qualidade de vida e oportunidades aos munícipes”, comenta.