Inscrições para Conferência da Saúde já estão abertas; pré-conferência marcou início dos debates

Por Ana Rubi
15/03/2019 14:38

Começa nesta sexta-feira, 15, as inscrições para a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Araquari. O prazo encerra no dia do evento, 8 de abril, mas as inscrições são limitadas. O evento acontece das 8h às 17h, no auditório do Instituto Federal Catarinense campus Araquari. A etapa municipal tem como público alvo principal os profissionais da área da Saúde e a comunidade.

Na terça-feira, 13, a Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a pré-conferência, evento preparatório para a Conferência Municipal. O evento, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, contou com três palestras sobre cada um dos eixos que serão temas de debates. Neste ano o tema principal é “Democracia e Saúde”.

O eixo 1 – Saúde como direito foi tema da palestra do assistente social da PMA Eduardo Garcia. Já o eixo 2 – consolidação do SUS foi explicado pela enfermeira Natasha Andrade de Marichal. E a farmacêutica Maíra Pires Toazza palestrou sobre o eixo 3 - financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição neste link.

Durante a etapa municipal serão eleitos até quatro delegados e seis propostas encaminhadas a etapa estadual, que está marcada para os dias 4,5 e 6 de junho.  A última etapa acontece em Brasília, nos dias 4 a 7 de agosto. No momento da inscrição, o participante deve escolher o eixo ao qual gostaria de participar e se deseja se candidatar a função de delegado. Lembrando que neste caso é necessário ter participado da pré-conferência.