Município adquire câmaras refrigeradas para melhor armazenamento de vacinas

Por Ana Rubi
04/02/2019 15:30

No final do ano passado a Prefeitura de Araquari em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu quatro câmaras refrigeradas para garantir o melhor armazenamento das vacinas do município. As câmaras estão em três Unidades Básicas de Saúde e na Rede de Frios, no Centro, responsável por distribuir as vacinas para as demais UBSs.

As unidades contempladas estão no bairro Itinga, por concentrar o maior número de habitantes, e no bairro Rainha, para contemplar a região da rodovia BR-101. Ou seja, das quatro câmaras, três estão nas seguintes unidades: Nicanor Corrente – Itinga I, Geny Westrupp – Itinga II e Unidade de Saúde João Antonio Ignácio.

O valor investido nas quatro câmaras foi de pouco mais de R$ 45 mil. A importância desses equipamentos para o município, de acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SMS, Ana Paula dos Reis, é o melhor armazenamento das vacinas. “Se houver uma queda de energia elétrica em algumas dessas unidades, as câmaras conseguem refrigerar os materiais durante 48 horas após a queda.”

Anteriormente eram usadas somente geladeiras domésticas, o que dificultava o armazenamento. “As geladeiras não são o equipamento correto, pois se houver queda de energia, em pouco tempo a temperatura aumenta, levando até a perca de vacinas”, completa.