Araquari contabiliza sete focos de dengue em 2019; Saúde enfatiza conscientização da população

Por Ana Rubi
04/02/2019 13:21

Desde o começo do ano já foram encontrados sete focos de dengue em Araquari, quase o dobro comparado ao mesmo período do ano passado. Os focos foram pegos por armadilhas feitas por agentes de combate a endemias e estavam localizadas no bairro Itinga e Rainha. A principal preocupação da Secretaria Municipal de Saúde é a proximidade dos últimos focos encontrados, constatando a presença do mosquito no bairro.

“Os focos encontrados até agora foram em armadilhas feitas pela equipe para detectar a presença do mosquito. E quando isso acontece, nós emitimos um alerta para a população nos ajudar a manter a cidade limpa e sem pontos de água parada”, informa Henrique Nascimento, responsável pelo setor da dengue.

No ano de 2018 a SMS encontrou ao todo 25 focos do mosquito na cidade. Eles estavam presentes nos bairros: Itinga, Rainha, Icaraí, Volta Redonda, Ponto Alto e Areias Pequenas. Henrique também ressalta que o mosquito além de transmitir a dengue ele também possui a febre amarela, aumentando assim o nível de preocupação e cuidado.

A SMS pede a conscientização da população de Araquari com qualquer tipo de ambiente em que o mosquito possa proliferar e se identificar algum local com possíveis focos, denuncie. As denúncias podem ser feitas por meio Programa de Ouvidoria e Atendimento ao Cidadão (Proac) que engloba o Facebook da Prefeitura, o whatsapp (47) 98462 5677,  email – ouvidoria@araquari.sc.gov.br.