Stammtisch de Araquari recebe 5 mil pessoas

Por Jaqueline Ronsani
17/12/2018 10:41

O cenário estava lá, a espera do público e ele veio: praia, lagoa, ponte pênsil e um dia de sol que pedia uma festa. Mais de 5 mil pessoas passaram para 6ª edição da Stammtisch de Araquari que pelo segundo ano, foi realizada na Barra da Itapocu, em frente à ponte pênsil. Foram vendidas 37 barracas.

“Nós ficamos muito felizes com o resultado. O público marcou a presença e o dia estava ótimo. Todos se divertiram muito”, diz o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Paulino Sérgio Travasso. 

Em 2017, a Festa dos Amigos foi no mesmo local e registrou 2 mil pessoas, esse ano, o número de público superou as expectativas e quem comprou uma barraca para se divertir com os amigos, ainda teve direito a 50 litros de chopp com a chopeira elétrica, uma mesa e 100 copos plásticos. 

Esse é o segundo ano que Mariléia Costa da Silva participa do evento e pela segunda vez, só tem elogios: “A festa é maravilhosa! Cada ano está melhor”, diz. 

Giovane Francisco Rodrigues também participa pela segunda vez da Stammtisch de Araquari. “Está muito bacana. Todo mundo está se divertindo. É o segundo ano que participo e sempre que tiver eu pretendo participar”.

A Stammtisch acontece em forma de partilha. “Cada grupo decide o que vai preparar para a alimentação e é comum dentro de uma barraca se alimentar de 50 a 100 pessoas”, informa o secretário.

Na cultura alemã e austríaca, o Stammtisch é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se encontra para beber, comer e conversar.

O Stammtisch, no formato como é realizado no Brasil, não existe em nenhuma parte do mundo. O nome original da festa era “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, passou a ser chamado apenas de Stammtisch e a ser considerado uma celebração de amizade. 

Assim, entrou para o calendário de eventos da Santur (órgão oficial do turismo do Estado de Santa Catarina). Já a ideia inicial da festa partiu do publicitário Horácio Braun (1949-2007). Seu local de origem foi a Rua XV de novembro, em Blumenau.  O cardápio normalmente varia de acordo com a preferência dos integrantes da festa. Em Araquari, o evento foi realizado pela Associação dos Surfistas da Barra do Itapocu (ASBI), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando