Educação e Cultura reunidas em evento aberto ao público; Novembro Cultural começa dia 10

Por Maiara Maduro
07/11/2018 10:51

Serão cinco dias dedicados a apresentações culturais, musicais, além da feira do livro. O “Novembro Cultural”, que começa neste sábado, 10, e segue até quarta-feira, 14, acontece no Ginásio de Esportes Moacir Iguatemy da Silveira. O evento é uma realização da Prefeitura de Araquari, por meio da Secretaria de Educação, e tem patrocínio da empresa Hyosung Brasil Indústria e Comércio de Fibras. 

A programação da noite de abertura, que inicia às 18h30, contempla apresentação musical da Escola Municipal Rosalvo Fernandes com a Escola de Música Christian Rafael de Oliveira e apresentações de dança. Uma delas com os alunos da Escola Municipal Ponto Alto, campeões da etapa microrregional do Festival Dança Catarina, com a coreografia “Emília, a boneca gente” e outra com os Grupos de Dança da Fundação Municipal de Cultura. A cerimônia de abertura deve contar com a presença de autoridades, convidados e a comunidade. 

A novidade nesta edição do “Novembro Cultural” fica por conta da ampliação dos dias e pelas atrações. “Além da tradicional Feira do Livro, nesse ano o foco estão nas apresentações culturais e musicais. E essa mudança no formato tem como característica principal a valorização da cultura e o incentivo a leitura”, comenta a secretária de Educação de Araquari Rose Cléia Farias Vigolo. 

No domingo, 11, o “Novembro Cultural”, abre das 13h30 às 18h e terá apresentação de violino com Pedro Teixeira Motta e samba com o grupo Só Hoje, de Araquari. De segunda a quarta, haverá programação das 8h às 18h, sendo na segunda-feira especial para alunos da pré-escola e 1º anos, na terça para alunos dos 2º e 3º anos da rede municipal e na quarta-feira para os estudantes dos 4º e 5º anos. Nesses dias, a programação contempla apresentações de dança, musicais e de trabalhos escolares, além da intervenção artística com o grupo Dançar e Brilhar Produções Artísticas.

Um dos pontos altos do evento será na terça-feira à noite, quando o grupo As Mocinhas da Cidade, da Escola de Música Christian Rafael de Oliveira, sobe ao palco para abrir a programação da noite. Em seguida, o escritor Jura Arruda inicia uma roda de conversa com o público. O escritor publicou no início desse ano seu sétimo livro de literatura infantil, “Dona Zica Roda Mundo”. 

E a noite encerra com a apresentação da Big Belas Band, formada por alunos e ex-alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, de Curitiba. O repertório da Big Belas Band concentra-se em músicas brasileiras (bossanova, sambas e outros) e músicas internacionais (jazz e blues).

Além dessa programação, o evento conta ainda com a Feira do Livro. Este será o quarto ano em que a Livraria Imaginar traz a Araquari cerca de 2.500 títulos das mais variadas editoras. A feira, que é de Pato Branco, no Paraná, comercializa livros com preços a partir de R$ 1 e para diferentes públicos, desde infantil ao adulto. 

Confira a programação completa:

10 de novembro | Sábado
18h30

Solenidade de abertura com autoridades
Apresentações: 
Musical da Escola Municipal Rosalvo Fernandes com a Escola de Música Christian Rafael de Oliveira,
Dança com “Emília boneca gente”, da Escola Municipal Ponto Alto,
Dança com o Grupo de Dança da Fundação Municipal de Cultura de Araquari.
Homenagens especiais.

11 de novembro | Domingo
Das 13h30 às 18h

Apresentação de violino com o violinista Pedro Teixeira Motta.
Apresentação do grupo de samba Só Hoje, de Araquari.

12 de novembro | Segunda-feira
Das 8h às 18h - especial para alunos da pré-escola e 1º anos

Apresentação do Grupo de Dança da Fundação Municipal de Cultura de Araquari (manhã e tarde).
Apresentação de dança – Cia. Coordenação da Secretaria de Educação de Araquari (manhã e tarde).

13 de novembro | Terça-feira
Das 8h às 18h - especial para alunos dos 2º e 3º anos da rede municipal

Apresentação do projeto “Conhecendo o Nosso Povo”, dos 5º anos das escolas Cristina Marli Zipf Ribeiro (manhã) e Ponto Alto (tarde).
Apresentação de dança – Cia. Coordenação da Secretaria de Educação de Araquari (manhã e tarde).
Apresentação da Fanfarra Municipal Bertoldo Fernandes de Oliveira Filho (manhã e tarde).

Das 18h às 21h
Apresentação da Escola de Música Christian Rafael de Oliveira – As Mocinhas da Cidade.
Roda de Conversa com o Escritor Jura Andrade.
Apresentação da Big Belas Band, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Curitiba.

14 de novembro | Quarta-feira
Das 8h às 18h | Especial para alunos dos 4º e 5º anos
Apresentação do projeto “Conhecendo o Nosso Povo”, dos 5º anos das escolas Amaro Coelho e Antenor Sprotte (manhã), e das escolas João Agnelo Vieira, extensão Higino Aguiar, Rosalvo Fernandes (tarde).
Apresentação Grupo de Dança da Escola de Educação Básica Dr. Tufi Dippe, de Joinville (manhã e tarde).

Mais informações: 3447-7758.

Download das fotos em alta resolução
Carregando