Evento reúne empresários e autoridades para lançamento de comitês; Aprendiz Legal e captação de recursos para o FIA são temas

Por Maiara Maduro
31/10/2018 09:03

Relatos de experiências e a importância de inserir os jovens no mercado de trabalho por meio do programa Aprendiz Legal fizeram parte da programação do evento de lançamento do Comitê de Aprendizagem Jovem e do Comitê de Captação de Recursos para o Fundo da Infância e da Adolescência. A cerimônia reuniu empresários e autoridades no auditório da Associação Comercial de Araquari na manhã desta terça-feira, 23.

Os comitês foram criados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e pelo Conselho Municipal do Idoso, orientados pela Secretaria dos Conselhos, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Participaram do evento, o promotor de justiça de Araquari, Leandro Garcia Machado, e a delegada regional de polícia de Joinville, Tânia Harada. Ambos destacaram em suas falas a importância de incluir os adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

Entre os convidados do encontro, dois jovens que estão inseridos no mercado de trabalho pelo Aprendiz Legal, Camila da Costa e Marcelo Pottier, falaram ao público sobre suas experiências. Para Marcelo, conhecer novas pessoas e aprender com elas faz parte faz parte do cotidiano no trabalho. Já Camila destacou o desenvolvimento pessoal e profissional como benefícios.

O tema teve destaque por ser o principal objetivo do Comitê Aprendizagem Jovem, que irá trabalhar maneiras de incentivar as empresas do município a colocar em prática a Lei do Aprendiz. A legislação 10.097, aprovada em 2000, determina que toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes entre seus funcionários. Entre as palestras do evento, estavam a de Karine Vaz e Lorena Trindade, profissionais da Organização Social Gerar (Geração de Empreso, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional).

A programação contemplou ainda mais duas palestras. Uma sobre a renúncia fiscal do imposto de renda como financiadora de políticas para o idoso, a criança e o adolescente, com Joelson Passos, da J22 Consultoria. E outra com a contabilista Claudete Zanella Jasper sobre o impacto do e-social nas empresas.