Prevenção ao câncer de mama e a sífilis é intensificada no Outubro Rosa; confira a programação das UBSs

Por Maiara Maduro
08/10/2018 09:42

Todos os anos, desde 1990, o mês de outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama. Em Araquari, neste ano o movimento vai intensificar também a prevenção da sífilis. As atividades do Outubro Rosa no município são uma realização da Secretaria de Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A programação contempla palestras, orientações sobre o autoexame da mama, testes rápidos de sífilis e exames preventivos ao câncer do colo do útero. 

A sífilis tem como principal forma de transmissão o contato sexual, podendo passar para o feto durante o período de gestação. A apresentação dos sinais e sintomas da doença é muito variável e complexa. Quando não tratada, evolui para formas mais graves, podendo comprometer o sistema nervoso, o aparelho cardiovascular, o aparelho respiratório e o aparelho gastrointestinal. A explicação é da enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Ana Paula dos Reis.

“O número de casos de sífilis vem aumentando no Brasil e, por isso, todos os profissionais da área da saúde devem estar atentos às suas manifestações. Em Araquari, o número de casos também acompanha o cenário nacional”, comenta. 

Em 2015 foram notificados 18 casos, sendo seis em gestantes; em 2016 foram notificados 25 casos, sendo um caso de sífilis congênita e oito em gestantes; em 2017 foram notificados 31 casos, quatro de sífilis congênita e oito em mulheres grávidas e em 2018 até já foram notificados 21 casos, sendo um em gestante e um óbito fetal.

Já em relação ao câncer de mama, a preocupação é por que a doença é a segunda causa de mortalidade no Estado de Santa Catarina. E no Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de que surjam quase 60 mil novos casos todos os anos. “O nosso principal objetivo é orientar a população em geral sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, colo uterino e sífilis”, completa a enfermeira.

Confira a programação:

Unidade de Saúde Barra do Itapocu
25 de outubro | 8h às 12h e das 13h às 17h
Palestras, realização de testes rápidos e serviços como maquiagem e manicure.

Unidade de Saúde Corveta
24 de outubro | 14h | Salão da Igreja São Sebastião. 
Palestras, café e brindes.

Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II 
20 de outubro (sábado) | 8 às 12h e das 13h às 17h
Mutirão preventivo ao câncer de mama: orientações na sala de espera, atividades como maquiagem, pintura das unhas, massagem, café e entrega de lembrancinhas. 
22 de outubro | 8 às 12h e das 13h às 17h
Mutirão preventivo a sífilis: testes rápidos e orientações na sala de espera. 

Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande
Durante todo o mês de outubro, será feita orientação na sala de espera, distribuição de folders, incentivo a realização de testes rápidos, preventivo e auto exame. 
20 de outubro
Ação voltada aos alunos do Instituto Federal Catarinense.
24 de outubro | 8 às 12h e das 13h às 17h
Dia D de combate a sífilis, com abertura de agenda extra para testes rápidos.

Unidade de Saúde João Antonio Ignácio – Rainha
23 de outubro | 19h | Salão da Igreja 
Apresentação musical, palestras e orientações.
16 e 17 de outubro | 13h às 19h | Pátio do Posto Sinuelo
Projeto Saúde na Estrada: distribuição de preservativos e orientações sobre DSTs e realização de testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C.

Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano - Centro
18 e 19 de outubro | 8 às 12h e das 13h às 17h | Praça do Centro de Araquari
Orientações sobre prevenção de sífilis, autoexame de mamas, distribuição de folders, espaço da beleza (cortes de cabelo, sobrancelha, pintura de unhas e maquiagem), realização de exames preventivos e testes rápidos (sífilis, HIV, HBSAg, HCV) e palestras.
20 de outubro | 8 às 12h e das 13h às 17h | UBS 
Palestras, orientações, realização de testes rápido. 

Unidade de Saúde Morro Grande
18 de outubro | 8 às 12h e das 13h às 17h 
Realização de testes rápidos, exame de mama e preventivo. Além de corte de cabelo, manicure, sobrancelha, maquiagem e limpeza de pele. Haverá ainda palestras, orientações e café. 

Unidade de Saúde Nicanor Corrente – Itinga I
20 de outubro | 8h30 às 16h30h
Conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, câncer de colo de útero e da sífilis. Serão feitos testes rápidos de sífilis, exame preventivo, palestras, orientações, café e entrega de brindes. 

Centro de Atenção Psicossocial de Araquari – CAPS
11 de outubro 
Atividade interna com pacientes atendidos (sondagem de atitudes em relação a sexualidade e educação sexual).
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando