Conselhos criam dois comitês; busca de vagas para menor aprendiz e arrecadação de verba para FIA são objetivos

Comitês serão lançados oficialmente dia 23 de outubro em evento na Associação Empresaria de Araquari
Por Maiara Maduro
04/10/2018 15:02

O Comitê de Aprendizagem e o Comitê de Captação de Recursos para o FIA (Fundo da Infância e da Adolescência) e Fundo do Idoso foram criados, no final de setembro, pela secretaria dos conselhos, ligada a Secretaria de Assistência Social. Os dois grupos foram formados por representantes do Poder Executivo e de entidades da sociedade civil. O lançamento oficial, para empresários e autoridades, será no dia 23 de outubro, às 8h30, na sede da Associação Empresarial de Araquari – ACIAA.

A ideia principal do Comitê de Aprendizagem é trabalhar maneiras de incentivar as empresas do município a colocar em prática a Lei do Aprendiz. A legislação 10.097, aprovada em 2000, determina que toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes entre seus funcionários. E de acordo com estimativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), participante do comitê, há pelo menos 150 jovens inseridos no mercado de trabalho, mas devem existir ainda 350 vagas disponíveis.

Já o objetivo do Comitê de Captação de Recursos para o FIA e Fundo do Idoso é incentivar empresas a destinarem o valor devido a Declaração Anual do Imposto de Renda para os fundos. Em Araquari, o FIA é regulamentado pelo decreto 40 de 1997, onde diz que o objetivo é facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à criança e ao adolescente.

Confira os membros do Comitê de Aprendizagem:

Representante da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Araquari (AMPE)
Claudete Maria do Carmo Soares

Representante da Associação Empresarial de Araquari (ACIAA)
Manoela Evangelista Maia e Wagner Maia

Representantes do Conselho Tutelar
Terezinha Krausse
Luciana Maiochi

Representantes do Sine
Alessandra Pereira de Oliveira
Micaela da Silva Pereira Lopes

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico