Vacinação contra febre amarela é intensificada em Araquari; neste sábado, 6, tem mutirão no Morro Grande 

Por Maiara Maduro
04/10/2018 08:56

Desde o final de setembro, todo o território catarinense se tornou Área Com Recomendação de Vacinação (ACRV) para a febre amarela. A ampliação será feita em etapas, e Araquari está na lista da primeira, ao lado de outros oito municípios. A meta inicial é imunizar 1.365 moradores da área rural, com idade entre 9 meses e 59 anos. Por isso, neste sábado, 6, a Unidade de Saúde Morro Grande estará aberta para vacinação, das 9h às 16h. 

A ação é do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Além do Morro Grande, a prioridade é vacinar os moradores dos bairros Ponto Alto, Guamiranga, Jacu, Rio do Morro e parte da Corveta. Além desse mutirão, todas as seis unidades de saúde que possuem sala de vacinação já estão com as vacinas disponíveis e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

A ampliação da vacinação contra a febre amarela é preventiva e foi recomendada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é antecipar a proteção contra a doença para toda a população em caso de aumento da área de circulação do vírus. Em Araquari, 73% do público alvo já foi vacinado, mas é importante lembrar que a vacinação está disponível para toda a população. “Importante ressaltar também que a febre amarela é uma doença que pode levar a morte e a vacina é a única forma de proteção”, comenta Ana Paula dos Reis, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Em todo o estado, segundo o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), no período de 1º janeiro a 21 de setembro de 2018, foram notificados 53 casos suspeitos de febre amarela. Desses, apenas um foi confirmado após exames laboratoriais, 52 foram descartados. O caso confirmado de febre amarela é de um residente do município de Gaspar, com histórico de viagem para o município de Mairiporã/SP, o que caracteriza como sendo um caso importado. 

Confira os locais de vacinação:
 
Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano - Centro
Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande 
Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
Unidade de Saúde Nicanor Corrente - Itinga I
Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II

Horário de atendimento para vacinação:  
Segunda a sexta-feira: 8h30 às 12h e das 13h às 16h30

Download das fotos em alta resolução
Carregando