Ação do “Setembro Amarelo” envolve mais de 200 pessoas

Por Jaqueline Ronsani
19/09/2018 14:03

Em Araquari, a ação alusiva ao “Setembro Amarelo” que é o mês de combate ao suicídio resultou na participação de mais de 200 pessoas em duas intervenções. Uma delas realizada pelo Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) que fez a ação “a árvore da vida”, com os usuários da instituição. 

“A ação se estenderá durante o mês. Todos os dias a árvore ficará instalada em um ponto estratégico da cidade para que as pessoas possam pendurar nela suas mensagens de apoio”, diz Hélio Dias Junior, coordenador e terapeuta ocupacional da unidade. 

A Secretaria de Governo e Comunicação também realizou uma intervenção, nesta terça-feira, 18 de setembro. A ação foi a instalação de fitas amarelas em uma árvore localizada no Calçadão Dr. Senador Lúcio Correa, no Centro. Nas fitas, as pessoas penduravam suas mensagens positivas. 

A ação contou com a participação de mais de 100 pessoas da comunidade e alunos da Escola de Ensino Básico Almirante Boiteux e trouxe para a árvore 50 mensagens positivas que farão parte de um vídeo.
“Eu achei bem legal a iniciativa porque tem gente que sofre, entra em depressão e essa ação foi boa pra eles verem que não estão sozinhos”, diz o aluno Guilherme Oliveira Martins. 

“Também achei uma ação muito boa porque dá um tipo de assistência a quem precisa”, comenta João Pedro de Miranda Borth. 

O cenário brasileiro não traz bons números com relação ao suicídio. De 2000 a 2016 ouve um aumento de 6.780 casos para 11.736. Uma alta de 73% nesse período. De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária mais atingida foram jovens e idosos. 

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou informações que afirmam que o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, no mundo, sendo a segunda causa de morte do planeta entre jovens de 15 a 29 anos. Ficando apenas atrás da violência.  

Em Araquari, apenas este ano, de janeiro ao dia 11 de setembro, 9 casos foram registrados, entre pessoas que tentaram e cometeram suicídio, de acordo com informações repassadas pelo CAPS. 
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando