Polícia Militar implanta Rede de Vizinhos na Barra do Itapocu

Por Catherine Kuehl
18/09/2018 16:55

O Programa Rede de Vizinhos PMSC do Município de Araquari chegou ao bairro Barra do Itapocu. A Rede tem o objetivo de aproximar os cidadãos da Polícia Militar de Araquari e agir como meio de prevenção. O programa foi implantado, primeiramente, no bairro Itinga e já conta com aproximadamente 100 pessoas, de 88 residências, em cinco ruas.  

Cerca de 60 cidadãos se reuniram  na sexta-feira, 14, para a terceira palestra sobre a Rede de Vizinhos, na sede da Associação de Moradores da Barra do Itapocu. Na ocasião, as placas do programa, para identificação das casas participantes, foram entregues.

A rede de Vizinhos PMSC do Município de Araquari é um conjunto de grupos formados por moradores, que junto de pelo menos um policial militar, colaboram na vigilância do seu bairro e promovem reuniões, a fim de disseminar dicas e informações para garantir mais segurança à vizinhança.

De acordo com Vitor Hugo Silva, capitão da Polícia Militar de Araquari, essa interação entre civis e policiais militares traz agilidade na verificação de situações suspeitas. “Estimula o cidadão a ser protagonista na construção da segurança pública e não mero expectador”, explica.

Todo grupo possui, além do policial militar, um animador eleito pelos próprios integrantes do grupo, que auxilia na organização. A comunicação ocorre, principalmente, pelo aplicativo Whatsapp.

A meta, até o final do ano, é atingir em torno de 500 pessoas, com a criação de mais dez novos grupos. “Pretendemos criar Redes de Vizinhos em todos os bairros de Araquari”, conta o policial militar.

O capitão Vitor Hugo reforça que a Rede de Vizinhos não é uma central de emergência. Segundo o capitão, a rede serve como canal de comunicação e interação entre os moradores e a polícia militar, com o intuito de prevenir ou solucionar problemas de ordem pública. “ Caso haja uma emergência, o contato prioritário com a Polícia Militar deve ser a ligação no 190”, adverte.

Download das fotos em alta resolução
Carregando