Beneficiários do Cadastro Único recebem kit para receber sinal digital de tv

Agendamento é feito pelo telefone 147 ou pelo site da Seja Digital
Por Catherine Kuehl
09/08/2018 15:34

A conversão do sinal analógico para o digital da televisão aberta já está quase pronta. Por isso, as famílias precisam estar preparadas para receber a nova tecnologia em suas casas. As smart tvs já fazem a conversão automaticamente, porém, os televisores antigos podem receber o sinal apenas com a instalação do kit, composto por uma antena UHF e um conversor. Para as famílias de baixa renda, este kit está sendo distribuído de graça pela Seja Digital, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Cerca de 2.000 kits serão distribuídos, até o final do ano, a todas as famílias cadastradas no Cadastro Único e poderão ser retirados na agência do Correios, localizada na av. Getúlio Vargas, 44, no Centro, mediante agendamento prévio pelo site ou ligando gratuitamente para 147.

Para o agendamento é necessário informar o Número Social (NIS), dados pessoais, endereço, e-mail e número de celular. A retirada acontecerá com dia e horário marcado, para evitar filas. Um número de rastreio do Correios será enviado via mensagem de texto, para consultas e acompanhamento de todo o processo.

O sinal analógico precisará ser desligado para liberar a faixa de 700MHz, que será utilizada pela rede 4g, e assim, ampliar o alcance da rede de celulares. A responsável pela conversão do sinal e por assegurar que todos tenham acesso a nova tecnologia é a Seja Digital, Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV (EAD), uma organização não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até dezembro deste ano, todos os canais da televisão aberta do Brasil serão convertidos gradativamente ao sinal digital, e ao fim, o antigo sinal analógico será desligado. Em Araquari, alguns canais já são transmitidos pelo novo sinal e o desligamento do analógico está agendado para o dia 5. O sinal digital vem para melhorar a experiência dos telespectadores. A imagem ficará mais nítida, os  chiado e interferências acabarão, além de possibilitar a mobilidade e interatividade.

Download das fotos em alta resolução
Carregando