Prefeitura inicia atualização cadastral de contribuintes; neste ano 22% não receberam o carnê de IPTU

08/08/2018 15:09

Só neste ano, mais de cinco mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), dos mais de 23 mil emitidos, deixaram de ser entregues. Entre os motivos, estão informações incompletas no cadastro do contribuinte, como endereço inexistente ou incorreto. Para dar mais comodidade no momento do morador ficar em dia com o Município, a Prefeitura inicia nesta semana, o processo de atualização cadastral. O primeiro bairro contemplado será o Itinga.

Todos os contribuintes, ou seja, moradores deste bairro que tenham um imóvel devem comparecer à Subprefeitura do Itinga, localizada às margens da rodovia A 280 A, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 28 de setembro. Os documentos necessários para a atualização cadastral são: RG, CPF, comprovante de residência atual, registro do imóvel ou contrato de compra e venda.

De acordo com a Secretaria de Administração e Finanças, neste ano, a inadimplência atingiu 46%, totalizando mais de R$ 2 milhões em parcelas em aberto. Esse dinheiro, somado aos valores arrecadados com o ISS (Imposto Sobre Serviço) e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), são os chamados recursos próprios, que, conforme a legislação, são destinados, entre outros investimentos, à Educação (35%) e à Saúde (20%).

A secretária da pasta, Marilda Barbosa, ressalta a importância de o cidadão manter as contas em dia com a Prefeitura, para garantir a manutenção dos serviços. Além disso, Marilda alerta ainda para a obrigação do pagamento deste imposto. “O IPTU está previsto no código tributário e é dever de todo morador fazer o pagamento. A não entrega do carnê nas casas não significa que não há dívida.”

Novos serviços da Subprefeitura do Itinga

Desde maio, a Prefeitura ampliou serviços ofertados pelo Setor de Tributação e passou a oferecer atualização cadastral; retirada de carnês de IPTU; abertura de protocolos de requerimentos e orientação quanto a posturas e alvarás, para obras ou empresas; na sede da Subprefeitura do Itinga.

O serviço de solicitação para isenção da taxa de lixo, antes feito anexo ao Cadastro Único, também foi transferido para a Subprefeitura, em julho. No local, uma assistente social trabalha no cadastro e em visitas domiciliares destinadas a comprovação para isenção das taxas de IPTU e coleta de lixo.

Mais informações: (47) 3438-4257.