Em último dia de aula, alunos apresentam contos populares em escola municipal

Evento Contos e Cantos reuniu pais e comunidade na Escola João Agnelo
Por Catherine Kuehl
01/08/2018 16:57

Na Escola Municipal João Agnelo Vieira, no bairro Rainha, as aulas não podem terminar sem antes os alunos apresentarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o Projeto da Biblioteca. Todo final de bimestre, a professora de ciranda Renilda de Carvalho Keler seleciona histórias e organiza o encerramento, que neste bimestre aconteceu ontem, 31.

Cada edição do projeto é tratado um novo assunto, neste o tema foi “Contos e Cantos” e levou as crianças a explorarem os contos populares, contos de fadas e contos escritos por Monteiro Lobato. “O encerramento é o resultado do trabalho dos alunos, é o que eles fizeram lá na biblioteca neste bimestre”, relata Renilda. “Nós fazemos esse apanhado de algumas histórias e reservamos um dia para que eles mostrem para os pais e colegas”, completa.

O evento foi inteiro executado pelos alunos do 1º ao 5º ano. “Eu só fico por perto para coordenar”, afirma a professora. Cada série preparou uma história diferente para contar. O repertório possuía contos como O Mágico de Oz, Chapeuzinho Vermelho e A Tartaruga e a Fruta Amarela. Inclusive os mestres de cerimônia foram dois alunos do 5º ano, Maria Eduarda Oliveira e João Rivarola. A música esteve bem presente nessa edição, todas as contações possuíam pelo menos uma parte musical.

O “Contos e Cantos” dá continuidade ao Projeto da Biblioteca, que iniciou no primeiro bimestre deste ano, com o tema “A poesia está no ar”. Como encerramento, os alunos organizaram o “1º Sarau de Poesias”, onde declamaram e cantaram os poemas de cordel do araquariense Pedro Pereira, além de partes das obras de artistas como Vinicius de Moraes, Cecília Meireles.