Educação adere ao sistema de bilhetagem eletrônica no transporte escolar; novidade inicia em agosto

Por Maiara Maduro
27/07/2018 11:10

A partir do dia 20 de agosto, os mais de quatro mil alunos das redes municipal e estadual de ensino de Araquari, que utilizam o transporte escolar realizado pela Verdes Mares, terão uma novidade: o sistema de bilhetagem eletrônica. Os alunos receberão um cartão com os passes para uso exclusivo nos ônibus da empresa que tem a concessão do transporte coletivo em Araquari.

A Prefeitura de Araquari conta com três formas de transporte escolar, próprio, terceirizados e concessão, totalizando uma frota com 39 veículos, entre ônibus, micro-ônibus e vans. No caso da empresa concessionária, a Prefeitura compra passagens conforme a necessidade, mensalmente, e o controle é feito, até então, por meio de catracas. 

Com o objetivo de controlar de forma mais efetiva a quantidade de passes comercializados entre a empresa e o governo, além de modernizar e inovar o sistema, será implantado o sistema de bilhetagem eletrônica. Em agosto, os alunos receberão os cartões, gratuitamente, e os pais terão que assinar, em casa, um termo de recebimento. 

A secretária de Educação, Rose Cléia Farias Vigolo, explica que Araquari está seguindo a tendência de modernização nesse serviço. Ela cita como exemplo, o município vizinho de São Francisco do Sul, que implantou a bilhetagem eletrônica em 2010. “Toda mudança pode gerar transtornos, mas essa irá oferecer mais segurança, já que a medida vai evitar que cidadãos que não sejam alunos utilizem o benefício do transporte escolar. Além disso, as crianças e adolescentes tem a oportunidade de praticar a responsabilidade, pois terão que cuidar do passe eletrônico.”

A Secretaria de Educação alerta aos pais para que, após o recebimento dos cartões, informem aos estudantes a necessidade de serem responsáveis quanto aos cuidados. No caso de esquecimento do passe eletrônico em casa, por exemplo, o aluno não poderá utilizar o transporte. E a segunda via do cartão, se o estudante o perder, custará o valor de duas tarifas, ou seja, R$ 8,60, que será adquirido pelos pais diretamente na empresa Verdes Mares. 

Mais informações: 3447-7758 (Setor de Transporte).
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando