Centro recebe a 1ª composteira da cidade

Por Jaqueline Ronsani
05/07/2018 10:44

Agora, a comunidade do Centro da cidade tem onde depositar seu lixo orgânico e colaborar com o meio ambiente. Isso porque a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari (Fundema) realizou a instalação de uma composteira, anexa a Praça Verde, onde funciona o estacionamento da Prefeitura. 

A construção começou no dia 25 de maio e a composteira também foi utilizada durante a 1ª Gincana de Sustentabilidade e Integração. Onde foram arrecadados 835 quilos de material orgânico. Agora, os moradores podem trazer seu lixo orgânico e depositar na bombona azul que ele será recolhido por funcionários da Fundema e depositado na composteira. 

Ela é composta de três leiras (divisórias) de 1 metro e meio. “A compostagem é a maneira mais adequada de tratar os resíduos sólidos orgânicos, evitando o acúmulo desse material em aterros sanitários e ajudando a preservação do meio ambiente”, explica Mayara Pereira Silva, gerente técnica de gestão ambiental da Fundema. 

Segundo ela, vários estudos apontam que pelo menos 50% do lixo residencial é orgânico e pode ser aproveitado na compostagem, transformado em adubo e utilizado no plantio de hortaliças, na jardinagem e na agricultura.  “Essa composteira é para a comunidade do Centro de Araquari e os resíduos que forem depositados nela, vão ser aproveitados em obras de revitalização de algumas áreas da cidade, nos projetos ambientais da Fundação e na arborização do município”, diz Mayara. 

Se o projeto funcionar e obtiver a participação da comunidade, a Fundema pretende instalar uma composteira em cada bairro. “Nosso objetivo é auxiliar na diminuição do lixo que vai para os aterros e gerar também resultados econômicos para o município, por meio de práticas sustentáveis”. 
 

Confira o que pode ser depositado na composteira:
Resto de frutas (casca, bagaço, caroço), legumes, verduras, casca de ovos, erva mate, chá, borra de café.

Contato Imprensa:
Jaqueline Ronsani
(47) 3447 7714
comunicacao@araquari.sc.gov.br

Download das fotos em alta resolução
Carregando