1ª Gincana de Sustentabilidade e Integração premia os competidores

Por Jaqueline Ronsani
19/06/2018 15:36

A entrega da premiação para os três primeiros lugares de cada categoria: estudantes e servidores públicos foi realizada hoje, 19 de junho, pela manhã, no auditório da Polícia Militar de Araquari e contou com a participação de representantes das 13 equipes inscritas. 

A gincana proporcionou o envolvimento de 250 pessoas diretamente, arrecadou 835 quilos de material orgânico que foram depositados na composteira – anexa à Praça Verde (estacionamento da Prefeitura) e que será utilizado em canteiros e praças implantados pela equipe da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e pela Prefeitura. 

E quem participou do evento, aprovou a iniciativa, como a aluna Ana Luiza Coimbra, da Escola de Educação Básica Almirante Boiteux, que teve sua equipe campeã, na categoria estudantes. 

“A gente não esperava  ganhar, mas, foi tão importante que a gente conscientizou a família inteira, vizinhos. Todo mundo aprendeu um pouco e a gente gostou muito das atividades que foram desenvolvidas como uma brincadeira, mas, que a gente levou bem a sério”, diz. Além da equipe de Ana Luiza, a Escola Almirante Boiteux, teve mais duas equipes vencedoras.  

Patrícia Santana, representante da Fundação Municipal de Cultura que ficou com o 2º lugar, na categoria servidores, também aprovou o evento e já espera a segunda edição. “Achei uma iniciativa bem legal da Fundema porque fazendo os trabalhos, cumprindo as tarefas, a gente consegue perceber como o meio ambiente precisa de cuidado e como podemos trabalhar com sustentabilidade”.

Do Centro de Educação Infantil Marise Travasso também saiu o 3º lugar. Gisele Fátima Silvestro trabalha a 12 anos na área da Educação e achou o evento uma forma também de valorizar os servidores. “Foi um evento muito importante porque uniu os servidores, valorizou o nosso trabalho. A gente se sentiu bastante importante e demos o melhor da gente, tanto que conseguimos uma premiação. E que venham mais gincanas como essa pra enfatizar a importância da sustentabilidade”, comenta Gisele.

Quem ficou com a primeira colocação, a equipe da Dengue também achou que o evento foi uma forma de unir os colegas de trabalho. “A gente trabalhou junto, todos ajudaram na realização dos materiais para o cumprimento das tarefas. A equipe se uniu principalmente na confecção do vestido, onde usamos aproximadamente 2 mil copos de plástico”, conta o integrante da equipe vencedora, Henrique Nascimento. 

A 1ª Gincana de Sustentabilidade e Integração promovida pela Fundema tinha por proposta algumas tarefas que precisavam ser realizadas pelas equipes participantes como a criação de um banner com materiais recicláveis, a confecção de um figurino, a gravação de um vídeo com uma prática sustentável desenvolvida pela equipe, e a elaboração de pratos com reaproveitamento de alimentos. 

“O nosso objetivo de integrar as equipes e incentivar práticas sustentáveis, acredito que foi alcançado. Nós também arrecadamos aproximadamente 100 quilos de ração que servirão de alimento para os animais abandonados”, comenta Mayara Pereira Silva, gerente técnica de gestão ambiental da Fundema. 

De acordo com o presidente da Fundação, Cromácio José da Rosa, iniciativas como da gincana, são papeis que a Fundema precisa desempenhar na sociedade. “A Fundema tem essa preocupação latente com relação à sustentabilidade. Nós, além de fiscalizarmos, corrigirmos aquilo que está errado, a equipe tem a função também de agir pedagogicamente. E essa gincana vem a congregar todos os servidores e estudantes, como uma forma também de preparar o município para desenvolver de forma sustentável e consciente". 

Confira os vencedores da gincana:
Categoria Estudantes
1º lugar – 9º ano 1 da Escola Almirante Boiteux, com 574 pontos. 
2º lugar – 9º ano 4, da Escola Almirante Boiteux, com 271 pontos.
3º lugar – 9º ano 3, da Escola Almirante Boiteux, com 270 pontos.

Categoria Servidores Públicos da Prefeitura
1º lugar: Os denguesos (equipe da Dengue | Saúde), com 574 pontos
2º lugar: Fundação Municipal de Cultura, com 285 pontos. 
3º lugar: Os Travassos (CEI Marise Travasso | Itinga), com 280 pontos.

A premiação para o 1º lugar das duas categorias foi as entradas para o parque Beto Carrero (incluso transporte, ingresso e refeição). A equipe que ficou com a 2ª colocação recebeu ingressos para o GNC Cinemas e a 3ª colocada ganhou um ticket refeição para o restaurante Forno.
A pontuação das equipes participantes pode ser conferida diretamente na sede da Fundema, localizada na Rua Bom Jesus, 225 – Centro. 
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando