Alunos de música fazem visita técnica a Banda Militar do 62º BI

Por Maiara Maduro
18/06/2018 10:13

Olhares atentos, os pés balançavam ao ritmo da música, alguns sorrisos e até olhos marejados. O repertório eclético da Banda Militar do 62ª Batalhão de Infantaria, do Exército Brasileiro, de Joinville, foi tocado durante um ensaio-aula feito, especialmente, para os 30 integrantes da Banda e Fanfarra Bertoldo Fernandes de Oliveira Filho, pertencentes a Escola de Música Christian Rafael de Oliveira, na última quinta-feira, 14. 

O aluno Claudenir da Costa Bolduan, de 16 anos, integrante da Banda e da Fanfarra, ficou entusiasmado com a apresentação e afirma estar ainda mais determinado no sonho de fazer parte da Banda Militar. “Quando eu chegar aos 18 anos, quero entrar para o Exército e fazer parte dessa Banda.” Ele, que há dois anos toca trombone de pisto, destaca a disciplina e organização da banda como aprendizagem da visita. 

Ensinamentos que somados ao espírito de trabalho em equipe e dedicação são proporcionados pela música na vida de um jovem. A afirmação é do 1º tenente Osmar Tavares, que aprendeu música com 11 anos, se tornou regente da Banda Militar do 62ª BI, e comanda o grupo de 36 integrantes. “Quando vejo crianças e jovens como estas, que estão aprendendo e ganhando gosto pela música, fico feliz, porque sei os benefícios que isso traz. É dedicação, é disciplina, é mais cultura e conhecimento.”

Em Araquari, a Banda e a Fanfarra existem há 17 anos e tem na equipe, jovens entre oito e 18 anos. O pequeno Higor Thiago Andresen de Braga, de nove anos, é um deles. Toca trompete e flauta e não tirou os olhos dos músicos que tocavam esses instrumentos. 

A visita técnica à corporação faz parte das atividades das aulas, com o objetivo de proporcionar vivência de campo aos músicos, segundo o diretor da Escola de Música, Carlos Eduardo Ferreira. “Foi uma experiência inesquecível. Os alunos puderam ver como funciona a rotina e a preparação daqueles músicos. Foi importante, também, eles perceberem a necessidade de tocar variados estilos. Além disso, a troca de informações, as conversas entre os alunos e os integrantes da Banda foram essenciais.”

Ensaios 

A Fanfarra, que tem como regentes os professores Fábio José Gomes e Sidnei Palhano de Jezus, utiliza as dependências da Escola de Educação Básica Almirante Boiteux para ensaios todas as segundas e quartas-feiras, das 17h10 às 18h10. Já a Banda, regida por Josias Carvalho, ensaia na sede da Escola de Música, todas as terças-feiras, das 19h30 às 21h.

Concertos Matinais

Todo quarto domingo do mês, o 62ª Batalhão de Infantaria abre as portas para a comunidade participar dos Concertos Matinais. A atividade cultural realizada desde 2005 tem entrada gratuita e acontece na quadra coberta do Batalhão. Com repertório variado, os concertos iniciam às 10h30. 


 

Download das fotos em alta resolução
Carregando