1ª Gincana de Sustentabilidade e Integração chega à etapa final

Amanhã (15) acontece a premiação das equipes vencedoras
Por Jaqueline Ronsani
14/06/2018 10:44

Ela começou com a ideia de incentivar os servidores públicos da Prefeitura e os alunos da rede estadual e municipal de 6ª série ao 3º ano, a iniciar práticas sustentáveis e conseguiu cumprir seu objetivo. Foi uma semana de tarefas realizadas pelas 13 equipes inscritas na gincana, que tinha também a proposta de celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente. 

Amanhã (15), às 15h30, na sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari (Fundema), que também é responsável pela iniciativa, acontece a premiação dos três primeiros colocados na categoria “servidor público” e “estudantes”. 

“A gincana foi um sucesso. Os trabalhos são de alta qualidade e nós nos surpreendemos com a participação e empolgação das equipes. Está sendo bem difícil selecionar as equipes vencedoras, justamente pela qualidade dos materiais apresentados”, diz Mayara Pereira Silva, gerente técnica de gestão ambiental da Fundema. 

Entre as tarefas cumpridas, de acordo com Mayara, a confecção de um banner de materiais recicláveis que representasse um ponto turístico do município, a história da cidade ou de algum bairro de Araquari mostrou que os participantes são muito criativos. 

A realização de um brinquedo com materiais reciclados também era uma das tarefas e foi cumprida com sucesso. “Os servidores e alunos se mostraram muito criativos. Nós ficamos impressionados com os brinquedos que foram desenvolvidos”.

Após a gincana, parte dos brinquedos serão doados para os Centros de Educação Infantil do município, para o Abrigo Municipal de Araquari e para a exposição do “Meio Ambiente”, da Escola Rosalvo Fernandes. 

A criação de um modelo de roupa com materiais reciclados também foi uma tarefa muito bem executado pelos participantes. “Eles simplesmente arrasaram. A criatividade do pessoal e dedicação foi além das expectativas. Ficaram todos muito lindos”, comenta Mayara.

Também foi uma tarefa a realização de um vídeo, mostrando uma prática sustentável da equipe. Hoje, 14 de junho, a tarefa a ser cumprida é a entrega de um prato com reaproveitamento de alimentos e até amanhã, as equipes devem entregar materiais orgânicos na composteira que foi construída pela equipe da Fundema e instalada na Praça Verde, onde funciona o estacionamento da Prefeitura. Até hoje, aproximadamente 500 quilos de orgânicos já foram depositados. 

Os vencedores da gincana recebem um passeio ao parque Beto Carreiro (incluso transporte, ingresso e refeição). A equipe que ficar com a 2ª colocação recebe ingressos para o GNC Cinemas e a 3ª colocada ganha um ticket refeição para o restaurante Forno. “Uma das tarefas mais importantes da gincana é a participação na composteira comunitária que foi construída em parceria com a Prefeitura e a Univille, por meio de um projeto desenvolvido pela nossa estagiária Marielli Parizotto, como trabalho de conclusão de curso para Engenharia Ambiental e Sanitária. Estamos torcendo para que o projeto seja também muito bem aceito pela comunidade do Centro para que posteriormente possamos aplicar nos demais bairros do município”, completa a gerente técnica. 

O quê: Premiação da Gincana de Sustentabilidade e Integração
Quando: 15 de junho, às 15h30
Onde: Sede da Fundema - Rua Bom Jesus, 225 - Centro
Informações: 3434 0466

Contato Imprensa: 
(47) 3447 7714
comunicação@araquari.sc.gov.br
  

 

Download das fotos em alta resolução
Carregando