Governo de Araquari amplia atendimento para especialidades odontológicas 

Ação retoma convênio com universidade e aumenta quatro vezes o número de vagas para procedimentos 
Por Maiara Maduro
05/06/2018 08:38

Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto cuidar do corpo. Esta afirmação guiou a mais recente medida da Secretaria Municipal de Saúde de Araquari (SMS). O convênio estabelecido entre a Prefeitura e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Universidade da Região de Joinville – Univille, garante a população a oportunidade de realizar procedimentos em cinco especialidades, entre elas a cirurgia para extração do dente siso e tratamento de canal. 

O convênio, coordenado pela Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – Amunesc, foi retomado em maio deste ano, após a paralisação por cerca de sete meses, por questões burocráticas por parte da entidade. Além da retomada, houve a ampliação no número de vagas, passando de 20 para 84, mensalmente, resultando no aumento de 420%. Ao todo, serão contempladas com a ação, cinco especialidades: endodontia (tratamento de canal), estomatologia (responsável por diagnóstico de câncer bucal e biópsias), cirurgia de extração de siso, periodontia (tratamento de doenças gengivais) e atendimento de pacientes especiais. 

“Nós percebemos a necessidade de ampliar o atendimento aos munícipes por conta do aumento da demanda, já que a população da cidade também cresce em ritmo acelerado”, explica a secretária de Saúde, Maclóvia Fontoura. Atualmente, a rede pública de saúde do Município conta com oito dentistas, que atuam em unidades básicas de cinco bairros: Centro, Porto Grande, Itapocu, Rainha e Itinga. Ao todo, são realizados quase 600 atendimentos por mês, na sua maioria, restaurações, limpezas e extrações. Para atendimentos no CEO da Univille, com os especialistas, são feitos encaminhamentos por meio de TFD (Tratamento Fora do Domicílio).

Outra novidade na área odontológica é para os pacientes que necessitam de internação hospitalar. A coordenadora da odontologia da SMS, a cirurgiã-dentista Marina Vasconcellos Duarte explica que outro convênio possibilita a internação nos seguintes hospitais, de acordo com as necessidades: Hospital infantil Dr. Jeser Amarante Faria, para crianças; Hospital Bethesda, para pacientes especiais e Hospital Hans Dieter Schmidt, para pessoas com mais de 60 anos e com problemas sistêmicos. “Outro ganho na odontologia foi a contratação de auxiliares de saúde bucal. Com esses profissionais, conseguimos agilizar o atendimento e melhorar a qualidade da prestação desse serviço a comunidade.” Atualmente o município conta com três auxiliares. 

Confira as unidades de saúde que possuem atendimento odontológico: 

Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano – Centro
Dia de consulta: segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Agendamento: quinzenalmente, conforme a abertura de novas vagas. 
Telefone: (47) 3305-0184.

Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande 
Dia de consulta: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Agendamento: conforme a abertura de novas vagas. 
Telefone: (47) 3433-1337.

Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
Dia de consulta: quarta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Agendamento: todos os dias, pessoalmente ou por telefone.
Telefone: (47) 3452-0075.

Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
Dia de consulta: quarta-feira e sexta-feira dia, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Agendamento: sexta-feira, às 10h.
Telefone: (47) 3452-0353.

Unidade de Saúde Nicanor Corrente - Itinga I
Dia de consulta: segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Agendamento: sexta-feira (a cada 15 dias).
Telefone: (47) 3465-4630.
  


 

Download das fotos em alta resolução
Carregando