Saúde alerta para baixa procura por vacina contra a gripe em Araquari

Por Maiara Maduro
16/05/2018 10:29

Em Araquari, seis unidades de saúde que possuem sala de vacinação oferecem a imunização contra o vírus da influenza (gripe). Ao todo, 19% da população do Município, cerca de sete mil pessoas, fazem parte do grupo prioritário e devem se vacinar. Mas em 24 dias de campanha, somente 30% desse grupo já garantiu a imunização. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população para a importância da vacina e informa sobre os casos de morte provocados pela doença em Santa Catarina.

Neste ano, foram confirmadas quatro mortes pela Gripe A (uma das variações da doença que podem ser evitadas com a vacinação). A enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Ana Paula dos Reis, comenta que a meta da cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de 90% nos grupos prioritários e que para alcançar esse objetivo, os araquarienses devem aderir a campanha. “A população precisa entender que a gripe é uma doença que pode levar a morte.”

A Campanha Nacional encerra no dia 1º de junho. A vacinação é apenas um dos pilares do tripé de combate a gripe. Os outros são a prevenção e o tratamento. A prevenção é adotar as medidas de higiene e da chamada etiqueta da tosse, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar locais fechados e com aglomerações de pessoas, cobrir o rosto com lenço descartável ou com o antebraço ao tossir e espirrar e manter os ambientes ventilados. O tratamento deve ser iniciado assim que forem identificados os primeiros sintomas da gripe, que são febre alta, tosse seca, e dores pelo corpo. Quando não tratada a tempo, a gripe pode evoluir para formas graves, como pneumonia, e levar à hospitalização e ao óbito. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira os locais de vacinação:
 
Unidade de Saúde Maria de Fátima Silvano - Centro
Unidade de Saúde Joaquim Monteiro Cabral - Porto Grande 
Unidade de Saúde Rosalina Modesta da Costa – Itapocu
Unidade de Saúde João Antônio Ignácio – Rainha
Unidade de Saúde Nicanor Corrente - Itinga I
Unidade de Saúde Geny Westrupp – Itinga II

Horário de atendimento para vacinação:  
Segunda a sexta-feira: 8h30 às 12h e das 13h às 16h30

Download das fotos em alta resolução
Carregando