Equipe da agricultura realiza visita em Sombrio e Urussanga para analisar viveiros de mudas de maracujá

Por Jaqueline Ronsani
18/04/2018 10:59

No início de março, uma equipe da Secretaria de Agricultura e Pesca, junto de um produtor do município estiveram nas cidades de Sombrio e Urussanga, no Sul de Santa Catarina, com o objetivo de analisar os viveiros de mudas de maracujá destas cidades. 

“Nosso intuito era identificar o local mais adequado para o viveiro de mudas, visto que em Araquari tivemos alguns problemas com pragas e doenças nas plantas. Nossa intenção é buscar essas mudas de fora da região e trazê-las sadias para a safra de 2018/2019, podendo assim recuperar a produção do município e oferecer mais condições aos produtores de ofertarem um fruto com mais qualidade”, diz o secretário de Agricultura, Nelson Silveira. 

Atualmente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca subsidia 50% do valor das mudas. E já conseguiu reduzir o valor pago pelos produtores, no ano de 2017. Anteriormente o produtor pagava R$1 por muda e passou a pagar 60 centavos. 

A primeira visita aconteceu em Sombrio e em seguida em Urussanga, onde foi constatado que o viveiro possui experiência na produção de mudas de maracujá, goiaba e uva. E além da experiência, tem o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), junto ao Ministério da Agricultura, o que garante a produção de mudas com sanidade e qualidade, conforme explica Flávia Nunes, técnica agrícola do município. “A equipe da Secretaria de Agricultura busca resgatar a qualidade da produção do maracujá no município de Araquari e tenta a cada ano trazer melhorias como sementes de qualidade e certificadas, mudas de viveiros credenciados, adubo de qualidade com laudo técnico e oferece assistência técnica nas propriedades”, diz. 

Contato Imprensa: 
(47) 3447 7714
comunicação@araquari.sc.gov.br
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando