Aldeia de Araquari faz parte de livro sobre cultura indígena

17/04/2018 15:10

Na última sexta-feira, 13, a Aldeia Pintody, localizada na rua João Luiz Filho, no Centro de Araquari, sediou o lançamento do livro “Pindoty, Irapuá e Guapoy: três comunidades Mbya lutando pela Terra”. A cerimônia contou a presença de povos indígenas de outras aldeias da região, que apresentaram danças e músicas culturais. 

O livro, com 27 páginas, organizado pelo Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), traz relatos sobre o mundo e o modo de ser Guarani de três comunidades do sul do Brasil, duas localizadas no Rio Grande do Sul e a outra em Araquari. Atualmente, a cidade conta com seis aldeias. Na Pindoty, há uma Escola Estadual que atende 70 alunos das comunidades próximas. 

O lançamento do material, com tiragem de 40 mil exemplares e distribuição gratuita, faz parte das comemorações da Semana dos Povos Indígenas, que tem como data principal, 19 de abril. No evento, autoridades do município e convidados puderam conhecer um pouco sobre a cultura, modo de vida, gastronomia e arte. 

Clique aqui e baixe o material.

Download das fotos em alta resolução
Carregando