Inscrições para prova que certifica ensino fundamental e médio iniciam dia 16

Por Maiara Carvalho Maduro
08/04/2018 21:51

O período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2018, inicia na próxima segunda-feira, dia 16, e segue até 27 de abril. A prova, que será realizada no dia 5 de agosto, pode garantir o certificado do ensino fundamental ou médio. Nesta edição, a oportunidade é gratuita, porém, se o inscrito faltar no dia da prova, pagará uma taxa no próximo ano. As inscrições serão feitas online, no site do Encceja 2018. 

Para certificado de conclusão do ensino fundamental, exige-se que se tenha 15 anos de idade. Já para o ensino médio, 18. O Encceja é um exame aplicado pelo Ministério da Educação e em Santa Catarina, 24 cidades terão locais de prova, entre elas, Joinville e Jaraguá do Sul. As certificações são emitidas pelas secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia reconhecidos pelo Inep. 

Sobre a prova*

Para o nível fundamental, o exame é composto de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação. As áreas avaliadas são: ciências naturais; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; e matemática.

No ensino médio, o candidato deve comprovar que tem domínio dos seguintes campos: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

Serão duas provas por turno. A aplicação dos testes está marcada, respectivamente, para 9h e 15h30 (horário de Brasília), tendo duração de quatro e cinco horas. Em ambas as ocasiões, os portões serão abertos com uma hora de antecedência, às 8h e 14h30.

*Com informações da Agência Brasil.

Informações: 3447-7758 | Secretaria Municipal de Educação.
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando