CEI Marise Travasso recebe apresentação de boi de mamão lúdica

Por Maiara Carvalho Maduro
09/04/2018 16:15

Na semana em que Araquari completou 142 anos de emancipação política, o Centro de Educação Infantil Professora Marise Travasso, localizado no Itinga, proporcionou as crianças atendidas na unidade uma tarde de conhecimento da cultura açoriana. A história do boi de mamão foi contada de forma lúdica pelo professor aposentado e autor de três livros infantis Valério Mattos na quarta-feira, 4.

A história do boi que ressuscita é conhecida e apresentada com frequência no litoral de Santa Catarina, em Araquari, especialmente. Muitos personagens da história invadiram a unidade escolar: o boi, a maricota, o doutor, o cavalinho, o corvo e a bernuncia - que mais parece uma cobra. Essas figuras foram apresentadas as crianças afim de proporcionar empatia entre eles. 

A apresentação artística é uma versão infantil da história do boi de mamão e nasceu do projeto ‘Boi de Mamão, Boi de Inclusão’, uma peça teatral onde os atores e músicos são deficientes visuais, físicos e intelectuais. “A ideia de adaptar a história para as crianças é porque os personagens, muitas vezes, assustam os menores. Dessa forma eles aprendem e nós ajudamos a resgatar a cultura e promover conhecimento”, comentou Valério. Participam das apresentações, a esposa e professora Maria Bernadete e seu filho Leonardo.

O CEI Marize Travasso atende 210 crianças, de um a quatro anos de idade. Para o diretor da creche, Felipe Fernandes Knabben, a inciativa visa promover a cultura e o conhecimento desde os primeiros anos de vida.   

Download das fotos em alta resolução
Carregando