Desfile cívico marca início das comemorações de 142 anos de Araquari

Por Maiara Carvalho Maduro
06/04/2018 10:56

O Centro de Araquari recebeu muitos moradores na manhã desta quinta-feira, 5. A sessão cívica e o desfile em homenagem ao aniversário de 142 anos de emancipação política de Araquari marcaram o início das comemorações. Ao todo, mais de 40 pelotões, entre escolas, creches e entidades, desfilaram pela Avenida Nereu Ramos ao som da Fanfarra Municipal Bertoldo Fernandes de Oliveira Filho. 

Neste ano, as 10 escolas e os 17 Centros de Educação Infantil da rede municipal de ensino levaram para a avenida o tema da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das nossas águas.” Consumo consciente, preservação dos rios e importância da água para a manutenção da espécie humana foram vistos no desfile.

Autoridades, alunos das redes municipal e estadual, e a comunidade araquariense participaram dos atos solenes. Para o prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, momentos como estes, de demonstração de civismo, são motivos de orgulho. “Comemorar mais um ano de emancipação de nossa cidade e ver que ela cresce, desenvolve e acolhe mais moradores a cada ano é gratificante. Os parabéns hoje são para todos os araquarienses de coração.”

Programação Araquari 142 anos

No dia 10 de abril acontece a exposição que reúne fotos de Claro Jansson, fotógrafo do Contestado. O evento começa às 14 horas, no Espaço da Memória Padre Aníbal Círico, localizada na Avenida Nereu Ramos, 101 – no Centro. Além da exposição, a pesquisadora, professora, e autora de vários livros sobre a Guerra do Contestado, Rosa Maria Tesser, fará uma palestra sobre o tema, no mesmo dia, às 19h30, no Auditório Professora Marli Maria de Souza (Prefeitura de Araquari). As palestras seguem ainda no dia 11 de abril, nos períodos matutino e vespertino. Rosa Maria também é proponente da exposição fotográfica. 

No dia 11 de abril, também acontece a “Ferinha da Praça” que contará com a participação dos agricultores, produtores e artesãos. Eles estarão vendendo seus produtos no Calçadão Dr. Senador Lúcio Corrêa, no Centro. O evento começa às 9h e segue até as 17h e terá apresentações artísticas ao longo do dia. 

A programação esportiva começa no dia 14 de abril, com a Copa Araquari de Vôlei de Praia, onde podem competir atletas de várias cidades. A competição tem início às 8h e acontece no Largo da Carioca. No dia 15 de abril, também haverá competição, mas voltada apenas para atletas da cidade. As inscrições para os dois eventos esportivos podem ser feitas no Ginásio Municipal Jornalista Moacyr Iguatemy da Silveira que está situado na Rua Antônio Carlos Sprotte. 

No dia 21 de abril, é a vez das equipes de futebol participarem da abertura da Copa Regional da modalidade. Araquari foi escolhida para sediar a abertura dos jogos entre os subs 11,13 e 15. O evento acontece no Estádio Marcos Tomazelli, localizado na Rua João Pessoa, no Centro. 

Já nos dias 28 e 29 de abril é a vez dos atletas de Futevôlei pisarem nas areias do Largo da Carioca. Os interessados em competir podem fazer as inscrições direto no Ginásio Municipal. No dia 28, os jogos são apenas para os atletas da cidade e no dia 29, aberto para quem desejar participar. 

Download das fotos em alta resolução
Carregando