Fundema atende mais de 80 pessoas em ação no Dia Mundial da Água

Por Jaqueline Ronsani
23/03/2018 09:11

A equipe trouxe amostras prontas de sabão, feitos com óleo de cozinha usado e também produziu na hora para quem esteve presente na ação da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Araquari (Fundema), ontem (22), onde foi montado um estande na Praça Monsenhor Sebastião Scarzello, no Centro.
 
Além da confecção de sabão, os funcionários da Fundema estavam fornecendo orientações sobre o consumo consciente da água. Foram atendidos, segundo a equipe, mais de 80 pessoas. E durante toda a tarde, a Fundema ainda ficou à disposição da comunidade que tivesse interesse em pegar sua amostra de sabão com a receita de produção, direto na sede da fundação que fica na Rua Antônio Carlos Sprotte, no Centro. 
 
O Brasil descarta 200 milhões de litros de óleo de cozinha na natureza, segundo pesquisas da Associação Brasileira de Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível (Ecóleo). Um litro de óleo descartado polui até 20 mil litros em cursos d’água, de acordo com a Sabesp, empresa de saneamento de São Paulo. Pensando nisso, a ação foi colocada em prática, com o objetivo de resgatar esse óleo e não dispensá-lo na natureza. 

Se você não conseguiu participar, ainda pode produzir seu próprio sabão. Segue a receita disponibilizada pela Fundema. 

500 ml de água;
1 litro de óleo de cozinha usado (coado);
250 gramas de soda cáustica em escada;
detergente e sabão em pó.

Modo de preparo
Coloque a água para ferver a aproximadamente 70 graus. Antes de levantar fervura, retire do fogo e adicione à água, a soda cáustica. Depois de misturados, mexa até que a soda derreta. Depois de dissolvida adicione o óleo de cozinha usado. Continue mexendo até a mistura ficar homogênea e um pouco mais grossa. Durante o preparo, se preferir, acrescente sabão em pó ou detergente. 

Observação: A produção deve ser feita apenas por adultos e sempre com cautela e proteção, como luvas.

Contato Imprensa: 
 (47) 3447 7714
comunicação@araquari.sc.gov.br
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando