Adaptação em creches é desafio para pais; Educação promove palestras informativas

Por Maiara Carvalho
09/03/2018 08:44

Sabrina Prado de Oliveira, moradora do loteamento Santo Antônio, no Itinga, trabalha como auxiliar de limpeza e precisa deixar a pequena Natali, de 3 anos, em período integral, no Centro de Educação Infantil Maria Rita Tobias. Assim como ela, para muitas outras famílias, este é o primeiro ano que as crianças frequentam creches e o processo de adaptação é o maior desafio.

Com o objetivo de auxiliar os pais nesta fase em que os filhos começam a frequentar as unidades, as técnicas da Secretaria de Educação de Araquari, a nutricionista Bárbara Vazquez e a psicóloga Puella Caelis Silva da Silveira, estão realizando palestras informativas.

Entre os assuntos trabalhados está a importância de incluir rotina e regras no dia-a-dia das crianças, esclarecimento sobre a padronização do cardápio escolar, fases de reconhecimento para iniciação do processo do desfralde, uso de chupeta e mamadeira, da importância da introdução alimentar, além da temática abordada sobre como lidar com a agressividade em crianças.

De acordo com as profissionais, houve a necessidade de abordar estes temas com os pais para ajudá-los a superar as dificuldades dessa fase. Para a mãe da Natali, que ouviu atentamente a palestra, é importante levar informação e debater questões como a falada por Puella. “Gostei muito de saber mais sobre como lidar com a agressividade da criança. Muitas vezes a gente não sabe o que fazer, mas agora ficou claro. Foi muito bom.”

O encontro já aconteceu nos Centros de Educação Infantil Marire Travasso, Maria Rita Tobias, Criança Bela e já tem outro programado para o dia 13, no CEI Vovó Justina.