Eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher iniciam na segunda-feira, dia 5

Por Maiara Carvalho
02/03/2018 10:26

Fim da violência contra as mulheres e da desigualdade salarial entre gêneros. Estes são exemplos do cotidiano enfrentado por mulheres todos os dias. Para debater a importância e incentivar o público feminino a seguir na luta por direitos, órgãos públicos e grupos da sociedade civil de Araquari programaram diversos eventos e ações alusivos ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. 

Na segunda-feira, 5, às 8h30, no Auditório Marli Maria de Souza, anexo a Prefeitura, acontece a abertura da Semana da Mulher. No evento, a advogada Ana Paula Nunes Chaves fará uma palestra com o tema “A interseccionalidade para o alcance da igualdade”. Na terça-feira, 6, a Câmara de Vereadores realiza às 19h uma sessão solene em homenagem às mulheres. Treze personalidades araquarienses receberão homenagens. 

As ações, gratuitas, que fazem parte da Semana da Mulher são realizadas pelo Fórum da Mulher e Câmara de Vereadores de Araquari, com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Assistência Social e de Turismo, Esporte e Lazer. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araquari, Alayde Honorato da Silva, a ideia é captar mais mulheres para participar de debates. “Teremos momentos de reflexão, aprendizagem e principalmente de pensar as políticas públicas para as mulheres no Município de Araquari”, conclui.

Na quinta-feira, 8, às 8h30, no plenário da casa legislativa acontece o evento “Encontro com elas”. Na ocasião, a advogada e escritora Julia Melim Borges Eleutério palestra sobre “Mulheres e a desconstrução da Cultura do machismo.”

No dia 8, a partir das 15h30, o Instituto Federal Catarinense campus Araquari sedia o 2º Seminário Mulher e Sociedade. Uma realização da Prefeitura, do IFC e da Ordem dos Advogados do Brasil subseção São Francisco do Sul, o evento inicia com exposição de trabalhos e instalações artísticas, segue com comunicações e oficinas de cuidados com o corpo e apresentações culturais. O momento principal acontece às 19h30, com a palestra da professora doutora Valeska Zanello, da Universidade de Brasília. 

Confira a programação da Semana da Mulher:

Segunda-feira (5 de março)
8h30: cerimônia de abertura da Semana da Mulher
Auditório Marli Maria de Souza - anexo a Prefeitura

Terça-feira (6 de março)
9h: reunião do Conselho Municipal da Mulher 
Auditório Marli Maria de Souza - anexo a Prefeitura

19h: sessão solene
Câmara de Vereadores de Araquari

Quarta-feira (7 de março)
Durante todo o dia: atividades (visitas) nas Unidades de Saúde e Centros de Assistência Social (CRAS do Itinga e Porto Grande)

Quinta-feira (8 de março)
8h30: evento “Encontro com Elas”
Câmara de Vereadores de Araquari

Segundo Seminário Mulher e Sociedade

15h30: exposição de trabalhos e instalações artísticas

17h; comunicações e oficinas de cuidados com o corpo e artes

19h: apresentação cultural

19h30: palestra com a professora doutora Valeska Zanello (Universidade de Brasília – Saúde Mental e Gênero).

Download das fotos em alta resolução
Carregando