Teto de faturamento anual do MEI foi ampliado para R$ 81 mil; saiba tudo o que muda

Por Jonatar Evaristo
11/01/2018 10:11

Já está valendo desde o dia 1º de janeiro as novas regras para o Microempreendedor Individual (MEI). Entre as mudanças está o aumento do teto de faturamento anual, que passa para R$ 81 mil (média de R$ 6,75 mil mensais), e a eliminação de três categorias: contador, arquivista e personal trainer. Além disso, foi incluída uma série de novas ocupações, como apicultor e locador de videogame.

As alterações fazem parte do Projeto de Lei 125/2015 – Crescer sem Medo, que prevê alterações no Simples Nacional. O Simples é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. (Saiba mais)

Confira todas as ocupações incluídas no MEI em 2018: Apicultor independente; cerqueiro independente; locador de bicicletas, independente; locador de material e equipamento esportivo, independente; locador de motocicleta sem condutor independente; locador de videogames, independente; viveirista independente; prestador de serviço de colheita, sob contrato de empreitada, independente; prestador de serviço de poda, sob contrato de empreitada, independente; prestador de serviço de preparação de terrenos, sob encontrado de empreitadas, independente; prestador de serviço de roçagem, detocamento, lavração, gradagem e sulcamento, sob contrato de empreitada, independente; e prestador de serviço de semeadura, sob contrato de empreitada, independente.

A estimativa da Prefeitura é de que exista cerca de 700 MEIs formalizados no município. O microempreendedor deve ter o seu faturamento anual dentro do limite de, no máximo, R$ 81 mil.

SALA DO EMPREENDEDOR — Os microempresários que buscam orientações para se formalizar, expandir ou iniciar um novo negócio em Araquari também contam com a Sala do Empreendedor. O projeto firmado em 2016 é uma iniciativa da Prefeitura e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). No local serão oferecidos os serviços de formalização, solicitação de inscrição municipal, emissão de alvará de funcionamento, alterações cadastrais, capacitações, treinamentos e informações sobre cursos e compras governamentais.