Defesa Civil de Araquari contabiliza prejuízos causados após vendaval de ontem, 17

Por Jonatar Evaristo
19/12/2017 09:27

A chuva forte que atingiu Araquari na noite de ontem, 17, foi acompanhada de rajadas de vento de 115 km/h, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina. O vendaval acabou causando estragos em vários pontos, principalmente do bairro Itinga, onde derrubou árvores, destelhou casas e interrompeu no fornecimento de energia elétrica. 

Perto da rotatória de acesso à BR-101, diversas árvores de eucalipto caíram e bloquearam a passagem de carros. Cerca de 2.600 pessoas ficaram sem luz até às 11h desta segunda. Estruturas como pontos de ônibus também ficaram danificadas.

A estimativa da Defesa Civil é de que pelo menos 500 residências tenham sido afetadas pelos ventos, e seis famílias desabrigadas. O bairro Itinga foi o mais prejudicado.  

O empresário Alex José da Silva Gonzaga, 34, proprietário de uma oficina localizada na rua São José, foi um dos afetados. De acordo com ele, cerca de R$ 80 mil foram perdidos por conta do vendaval. “O prejuízo foi grande, infelizmente, mas agora preciso reconstruir o quanto antes”, conta ele, que tinha a oficina como única fonte de renda.  

Enquanto isso, equipes da Subprefeitura do Itinga intensificam o trabalho de limpeza urbana e de auxílio às famílias. Pelo menos 60 servidores estão envolvidos na força-tarefa. Além disso, a Defesa Civil está acompanhando e realizando o cadastro das famílias que tiveram suas casas destelhadas pela força do vento.

Para atendimento em casos de emergências ou solicitações, o órgão coloca à disposição da população os seguintes telefones:
 
- Corpo de Bombeiros Militar: 193
- Corpo de Bombeiros Voluntários:  3447-1848 / 1863
- Defesa Civil: 9969-8930
- Celesc 0800-480196

Download das fotos em alta resolução
Carregando