“Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável” é tema de Seminários e Audiência Pública

Eventos buscam a participação da comunidade para a criação do Plano de Mobilidade Urbana de Araquari
Por Jaqueline Ronsani
27/11/2017 15:10

Chegou a vez de Araquari discutir o tema “Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável”. Hoje (27) aconteceu o primeiro "Seminário" que abordou o tema. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Araquari e contou com a participação de membros da comunidade. Amanhã, às 9 horas será realizada a segunda parte do Seminário, também na Câmara de Vereadores que está localizada na rua Antônio Carlos Sprotte, 125 - no Centro. 

A 1ª etapa do seminário abordou os seguintes tópicos: Sistema Viário e Tráfego, Transporte Coletivo e Escolar e Transportes Ativos e Acessibilidade.  Amanhã (28), os participantes da 2ª etapa do seminário vão trabalhar os tópicos: Uso e Ocupação do Solo e Meio Ambiente e Patrimônio.  

“Num primeiro momento, na fase de Seminários, pedimos àqueles que representam alguma classe, como: Sindicatos, Bombeiros, Associações de Moradores, Secretarias Municipais, Universidades, a se juntarem a nós. Nos seminários será discutido sobre as dificuldades encontradas, acessibilidade, tráfego, transporte público e vias estruturadoras municipais”, informa Simoní Costa, arquiteta e urbanista e uma das profissionais que fará parte da comissão técnica que atuará também, após os Seminários e Audiência Pública, na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Araquari . 

Segundo ela, estas discussões servirão de base para a Audiência Pública que tem por objetivo ouvir toda a população de uma forma mais abrangente. “Este processo está sendo feito para que o Plano de Mobilidade seja o mais democrático possível, ouvindo aqueles que estão na cidade vivenciando as dificuldades”, explica a arquiteta.

Após os Seminários, acontece a Audiência Pública, no dia 8 de dezembro, às 9 horas e 30 minutos, também na Câmara de Vereadores. E depois de percorrer essas etapas, a cidade deve começar a desenvolver seu Plano de Mobilidade que vai auxiliar o Plano Diretor da cidade.  

“A ideia é sensibilizar os araquarienses para desenvolverem um processo de reflexão sobre a cidade que queremos. À partir desta visão de futuro, baseada na igualdade de acesso aos transportes coletivos, meios de transportes não motorizados e espaços públicos acessíveis é que podemos discutir, traçar metas e criar um plano de mobilidade efetivo”, comenta Simoní.

Os três eventos contam com a organização e a participação da Prefeitura, por meio das Secretarias de Planejamento,Orçamento e Gestão e Desenvolvimento Econômico, além da Universidade Federal de Santa Catatina (UFSC) e Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).   

O quê: 2º Seminário de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável
Quando: 28 de novembro de 2017, às 9h.
Onde: Câmara de Vereadores de Araquari – Rua Antônio Carlos Sprotte – 125, Centro. 
Temas Abordados: Uso e Ocupação do Solo; Meio Ambiente e Patrimônio;

O quê: Audiência Pública “Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável da Cidade”
Quando: 8 de dezembro de 2017, às 9h30.
Onde: Câmara de Vereadores de Araquari – Rua Antônio Carlos Sprotte – 125, Centro. 

Contato Imprensa: 
 (47) 3447 7714
comunicação@araquari.sc.gov.br
 

Download das fotos em alta resolução
Carregando