Vendas esgotadas das barracas da Stammtisch de Araquari

Por Jaqueline Ronsani
01/11/2017 10:22
Ao que tudo indica, a 5ª edição da Stammtisch de Araquari será um sucesso de público. Após ser anunciada a abertura das vendas das barracas, no dia 18 de outubro, ontem (31), a organização informou o fechamento, porque as 30 barracas que estavam disponíveis já foram vendidas.
 
O evento acontece no dia 16 de dezembro, das 10 horas às 17 horas. E esse ano, a novidade é o local, na Rua Boto- cor-de-rosa, em frente à lagoa e a ponte pênsil que liga à praia da Barra do Itapocu. 
 
A festa acontecia sempre no Centro de Araquari, contudo, de acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Paulino Sérgio Travasso, a partir deste ano, o objetivo é torná-la itinerante. “O nosso desejo é fazer com que as pessoas conheçam nossos pontos turísticos e também fazer com que a festa gire dentro da cidade, para que todos os bairros possam recebê-la e participar”, comenta. 
 
 A Stammtisch é uma festa que acontece em diversas cidades do Estado e teve a sua primeira edição em Araquari, em 2013. No ano passado, mais de 2 mil pessoas passaram pelo evento, de acordo com a organização. 
 
A festa é realizada com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e tem por parceiro, este ano, a Associação de Surfistas da Barra do Itapocu (ASBI). “Essa festa tem o objetivo de reunir os amigos, a comunidade, de aproximar as pessoas. E o cenário de 2017 é a Barra do Itapocu, um dos bairros da cidade que nunca recebeu a festa e um dos locais mais belos de nossa Araquari”, diz Paulino. 
 
A festa funciona em forma de partilha. Cada grupo decide o que vai preparar para a alimentação e é comum dentro de uma barraca se alimentar de 50 a 100 pessoas.
 
Na cultura alemã e austríaca, o Stammtisch é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se encontra para beber, comer e conversar. Para Paulino será uma forma de descontrair, bater papo com os amigos e, por que não, voltar a conversa para algo profissional: “É uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, fazer amizades, obter novos contatos e  mesmo fechar negócios”, diz.
 
O Stammtisch, no formato como é realizado no Brasil, não existe em nenhuma parte do mundo. O nome original da festa era “Strassenfest mit Stammtischtreffen”, passou a ser chamado apenas de Stammtisch e a ser considerado uma celebração de amizade. 
 
Assim, entrou para o calendário de eventos da Santur (órgão oficial do turismo do Estado de Santa Catarina). Já a ideia inicial da festa partiu do publicitário Horácio Braun (1949-2007). Seu local de origem foi a Rua XV de novembro, em Blumenau.  O cardápio normalmente varia de acordo com a preferência dos integrantes da festa.
 
Informações: (47) 3436 1161
 
O quê: 5ª Stamntisch de Araquari;
Onde: Rua Boto-cor-de-rosa ,Barra do Itapocu – em frente a ponte pênsil
Quando: 16 de dezembro – das 10h às 17h
  
Contato Imprensa: 
Jaqueline Ronsani
Prefeitura de Araquari
(47) 3447 7714
comunicacao@araquari.sc.gov.br
Download das fotos em alta resolução
Carregando