Prefeitura lança na próxima segunda-feira, 13, o Programa de Ouvidoria e Atendimento ao Cidadão, Proac

Por Jonatar Evaristo
10/11/2017 15:49
Com objetivo de criar canais eficientes de transparência e atendimento aos araquarienses, a Prefeitura de Araquari lança na próxima segunda-feira, 13, o Programa de Ouvidoria e Atendimento ao Cidadão (Proac). Através de ambientes físicos e virtuais como Whatsapp, aplicativo Colab.re, e-mail, Facebook, serviço 156 e site institucional os cidadãos poderão registrar criticas, solicitar serviços, sugerir ou consultar demandas. O evento está marcado para ocorrer às 9h30, no auditório Marli Maria de Souza – anexo à Prefeitura.

O Proac é uma das iniciativas lideradas pela Secretaria de Governo e Comunicação (SEGCOM), por meio da Ouvidoria-Geral do Município (OGM), que visa reforçar valores como eficiência e administrar com foco no cidadão, buscando a melhoria da qualidade na prestação dos serviços oferecidos pela Prefeitura. O projeto também será levado à Câmara de Vereadores para criar a nova estrutura de atendimento, que tornará a OGM mais ampla e, também, mais próxima da população.

Segundo o prefeito Clenilton Carlos Pereira, essa é a primeira vez que o Governo Executivo constitui uma Ouvidoria. “O Proac é um dos, senão o mais completo programa de ouvidoria do Estado de Santa Catarina”, ressalta. “E ao abrirmos esses canais, vamos aproximar mais os cidadãos do processo de gestão pública”, completa.

O Proac levou três meses para ser criado e envolveu uma equipe de sete pessoas, explica o secretário-adjunto de Governo e Comunicação, Odair Figueiredo. “Pensamos em algo que envolvesse as novas tecnologias e pudesse estar no dia a dia do cidadão, como os aplicativos para celular”, conta. “Aí pensamos em um diferencial para não ser só mais uma Ouvidoria, e daí surgiu o programa com seis canais de atendimento”, conclui.

Um dos canais a que ele se refere, e âncora do Proac, é o Colab. Criado em 2013, a rede social coleciona vários prêmios nacionais e internacionais como melhor aplicativo urbano do mundo. Inserido em 2014 nos canais de atendimento da Prefeitura, ele já é utilizado por 355 usuários. A principal novidade está no sistema de gerenciamento ColabGov, onde é possível, entre outras ferramentas, fazer o atendimento direto das demandas registradas através da fanpage da Prefeitura, enviar notificações por e-mail e encaminhar as demandas para secretarias e órgãos do Governo responsáveis pelo atendimento. Clique aqui e saiba mais sobre o aplicativo.

Além do Colab, dois novos canais irão facilitar o atendimento ao cidadão. Um deles é a disponibilização da Central 156, serviço gratuito para ligações realizadas de telefone fixo ou móvel. E não só isso. Integrado ao site www.proac.araquari.sc.gov.br – em construção, está o canal ZapGov, onde será possível fazer o registro de reclamações, denúncias e pedidos de esclarecimentos através do aplicativo Whatsapp. No canal, o cidadão poderá enviar mensagens de texto, imagens e áudio ou abrir protocolos no aplicativo Colab. O contato poderá ser feito por meio do número 47 98462-5677, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

Os cidadãos também poderão ser atendidos nas Redes de Atendimento ao Cidadão (RACs), localizadas nas subprefeituras dos bairros Itinga e Itapocu ou na sede da OGM, anexo ao prédio da Secretaria de Governo e Comunicação, no setor de Jornalismo.

CONSELHOS e COMISSÕES – Além dos canais de atendimento, a Ouvidoria-Geral do Município trará, dentro de sua estrutura, a Comissão de Transparência e Atendimento ao Público e o Conselho Ouvidor, que terá como finalidade aperfeiçoar os instrumentos de gestão de atendimento, planejar e divulgar as ações da Ouvidoria, além de aprimorar os instrumentos de transparência pública.