Festa do Maracujá de Araquari entra no calendário estadual

Por Jaqueline Ronsani
27/10/2017 13:14
A Festa do Maracujá de Araquari, além de ser tradição da cidade, e receber inúmeros visitantes, agora, passa a fazer parte também do calendário estadual, após o projeto de lei do deputado estadual Patrício Destro, ser criado e sancionado pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, na quarta-feira (25). 
 
"Sempre participo da Festa do Maracujá e tive a honra de apresentar o projeto que foi aprovado pelos demais deputados e sancionado pelo governador para que ela fosse incluída no calendário oficial de eventos de Santa Catarina. Não tenho dúvidas que é um grande reconhecimento pelo trabalho de valorização da cultura e das tradições. Com essa lei, Araquari terá mais facilidade para captanear recursos junto ao governo para a realização do evento", afirmou o deputado. 
 
A festa foi criada em 1995, na gestão do prefeito Aci Ferreira de Oliveira e já recebeu diversos artistas nacionais em seu palco. Em sua última edição, realizada em 2015, a organização contabilizou mais de 250 mil pessoas no evento que aconteceu em cinco dias. 
 
“Nossa festa já é bem conhecida no Estado. Recebemos um grande número de público, vindos de diversas regiões. Tê-la no calendário de festas e eventos de Santa Catarina, além de nos possibilitar buscar recursos do Estado para a realização, também traz mais visibilidade para nossa cidade”, comenta o prefeito, Clenilton Carlos Pereira.
 
Desde sua criação, o objetivo da festa é valorizar a cultura do cultivo do maracujá em Araquari e incentivar os agricultores da cidade. O evento segue até hoje, com a realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, reunindo gastronomia à base do fruto, shows nacionais, apresentações artísticas e culturais com artistas da cidade e região, e feira de artesanato. A festa tem caráter familiar e conta também com exposições de produtos e serviços da agricultura de Araquari. 
 
“O objetivo deste grande evento que já é esperado pelo público participante é mais do que proporcionar lazer aos seus visitantes, propagar a cultura e agricultura da cidade. Auxiliando também na renda de nossos artesãos e produtores rurais”, diz Paulino Sérgio Travasso, secretário de Turismo. 
 
Este ano, a Secretaria de Agricultura, contabilizou aproximadamente 400 toneladas na produção de maracujá. A festa que acontece a cada dois anos, tem sua próxima edição agendada para 2018. E para ano que vem, a expectativa é de que no setor da agricultura, haja um aumento na produção, sendo que mais seis mil pés de maracujá foram plantados por um dos agricultores da cidade. 
 
Contato Imprensa: 
Jaqueline de Mello
Prefeitura de Araquari
(47) 3447 7714
comunicacao@araquari.sc.gov.br
Download das fotos em alta resolução
Carregando