Catumbi do Itapocu será tema de documentário premiado pela FCC

Gravações começam no dia 25 e terá como ponto alto a festa promovida pela comunidade no dia 29
Data de inclusão: 24/07/2017 08:34
O distrito de Itapocu, em Araquari, terá uma movimentação diferente a partir desta terça-feira, 25. Até o dia 30 de julho, as produtoras de vídeo, Cinemonstro e Futuro Coletivo, com sede em Joinville, farão desta localidade o set de gravação do documentário “Itapocu”, que retratará a história do Catumbi. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2014/2015 da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O filme documenta o Catumbi do Itapocu, uma tradição centenária de afirmação da identidade negra na região. A celebração é marcada pelo sincretismo religioso e envolve música, dança e outros ritos. As festividades tem como ponto de encontro a Capela Nossa Senhora do Rosário, construída em 1856. Esse ritual é realizado apenas uma vez ao ano, em dezembro, mas por conta das gravações, a comunidade está organizando a festa, aberta a população que queira conhecer e prestigiar, que acontecerá no dia 29 de julho.

As produtoras responsáveis pela obra, Cinemonstro e Futuro Coletivo, possuem anos de experiência com produção de documentários, dentre outros formatos audiovisuais, e vários projetos patrocinados por leis de incentivo regionais e federais. Ao todo, nove pessoas fazem parte da equipe de filmagem. As gravações devem ocorrer, em sua maioria, nos períodos vespertino e noturno. O lançamento do documentário será realizado em Araquari, ainda este ano, em uma data a ser definida.

Catumbi do Itapocu será tema de documentário premiado pela FCC
Rua Coronel Almeida, nº 60