9º Conferência Municipal de Assistência Social será dia 4 de julho

Por Maiara Carvalho
19/06/2017 14:58
Com o objetivo de discutir o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Araquari será no próximo dia 4, no Auditório da Polícia Militar, no Centro. O evento, que inicia às 8h e segue até às 17h, reunirá cerca de 100 pessoas, entre usuários, gestores, representantes de escolas, unidades de saúde e conselhos municipais.
 
A Conferência é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e do Conselho Municipal de Assistência Social. A programação contempla, no período matutino, a palestra do diretor de Estado da Assistência Social, Ismael de Córdova, que abordará o tema central do evento “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).” 
 
No período da tarde, haverá discussão em grupos, dividimos por eixos temáticos e conduzimos por representantes dos equipamentos da rede socioassistenciais, da seguinte forma:
 
Eixo 1: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. 
Eixo 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
Eixo 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
Eixo 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.   
 
Segundo Elizete Garcia da Silva, assistente social, uma das organizadoras do evento, a realização desta conferência é importante para o fortalecimento do SUAS no município.  “A conferência é um modo de entender as necessidades da população. A partir deste evento, nós, do poder público, podemos conhecer as propostas e direcionar ações para melhorar o atendimento de programas socioassistenciais do município.”
 
Durante o evento serão eleitos quatro delegados, dois do governo municipal e dois da sociedade civil, para representar Araquari na Conferência Estadual de Assistência Social, que ainda não tem data e local definido. A próxima etapa é a nacional que acontece entre os dias 5 a 8 de dezembro, em Brasília.  
 
Programação
 
7h30 Credenciamento 
8h15: Abertura da mesa
8h30: Leitura do regimento
9h: Palestra
10h: Café
10h15: Início das discussões dos eixos 
12h: Almoço
13h: Finalização das propostas
14h30: Votação das propostas dos eixos 1 e 2
15h30: Café
15h45: Votação das propostas (eixos 3 e 4) e escolha dos delegados
17h: Encerramento
 
Informações: (47) 3305 0092
 
Download das fotos em alta resolução
Carregando