Evento marca o Dia da Luta Antimanicomial em Araquari

Data de inclusão: 18/05/2017 20:47
Apresentar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como dispositivo que deve estar articulado com outros serviços de saúde foi um dos objetivos do 1° Encontro Municipal da Rede de Atenção Psicossocial de Araquari, realizado nesta quarta-feira, 17, no Auditório Marli Maria de Souza, anexo a Prefeitura. O evento serviu também para lembrar a importância do Dia da Luta Antimanicomial, 18.

Participaram do evento, profissionais de saúde da rede municipal e funcionários dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Segundo o coordenador do CAPS, Hélio Dias Junior, este encontro foi pensado a partir da necessidade do município em valorizar os serviços de saúde mental. "Araquari recebeu palestrantes de renome dessa área e acredito que alcançamos nosso objetivo, de apresentar o CAPS e, principalmente, de mostrar que devemos trabalhar em grupo, como um time que veste a mesma camisa."

No encontro, três palestras debateram temas relacionados a saúde mental. As professoras da Univali, dos cursos de fonoaudiologia e medicina, Inajara Carla de Oliveira e Clarice Aparecida Munaro, abriram a rodada de palestras, com o tema “Saúde mental na Rede Básica de Saúde”. A segunda foi com a gerente municipal de saúde mental de Jaraguá do Sul, Denise Thum, que falou sobre os conceitos e experiências  da Rede de Atenção Psicossocial. No terceiro momento, a palestra de Ana Lucia Urbanski, coordenadora do CAPS III de Joinville, teve como tema “Contraste do modelo asilar e o modelo psicossocial e o CAPS como dispositivo articulado com outras redes de atenção.”

O encontro trouxe ainda o relato de um usuário, atendido no CAPS de Araquari, e uma atividade de vivência.  Ao final do evento, os participantes fizeram uma caminhada para lembrar o Dia da Luta Antimanicomial.

Evento marca o Dia da Luta Antimanicomial em Araquari
Rua Coronel Almeida, nº 60