Proprietários rurais de Araquari recebem assistência da patrulha mecanizada

Por Secretaria de Governo e Comunicação
15/05/2017 15:36
Proprietários rurais de Araquari têm à disposição um conjunto de equipamentos que formam a patrulha mecanizada. Em cada visita às propriedades rurais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca (SAP), oferece assistência às famílias do campo que precisam cuidar de suas lavouras e reduzir custos com alugueis de retroescavadeiras, tratores e outras máquinas.

Entre os serviços prestados pela SAP, destacam-se a manutenção de estradas rurais, serviços de grade e arado – que são implementos agrícolas utilizados para preparar o solo para plantação –, abertura de valas e açudes.

Quando se fala em economia, esses incentivos são uma alternativa para os pequenos produtores rurais. Exemplo disso são os serviços que foram realizados na última sexta-feira, 12, em uma propriedade na localidade do Guamiranga, bairro onde se encontra a maior produção agrícola do município – principalmente de arroz. Na local, foram abertas valas e uma lagoa.

Além dos trabalhos da patrulha mecanizada, os agricultores também recebem orientações e acompanhamento técnico, que têm como objetivo ajudar os profissionais do campo a diminuir custos de produção e melhorar o aproveitamento na lavoura.

CURSOS – Durante o ano, a Prefeitura de Araquari também oferece gratuitamente aos agricultores cursos profissionalizantes, como os de criação de abelhas sem ferrão [meliponicultura], empreendedorismo, plantio direto na palhada para conservação do solo e operação de tratores e implementos agrícolas. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio do Sindicato Rural de Massaranduba.